3 de março de 2012 às 11h41min - Por Mário Flávio

A Prefeitura de Caruaru divulgou a seguinte nota a respeito da pesquisa do Ministério da Saúde sobre os serviços do SUS, no qual a cidade aparece entre as 10 piores do País no atendimento à população pela rede mantida pelo SUS. Segue a Nota:

NOTA

“A Secretaria de Saúde esclarece que os dados do Índice de Desenvolvimento do SUS compreendem o período de 2008 a 2010, antes da instalação do Pacto Pela Saúde, criado pelo prefeito José Queiroz, em julho de 2011.

Após a implementação do Pacto, a rede de saúde aumentou sua capacidade de atendimento em mais de 30%. Ano passado, com a reabertura da Casa de Saúde Bom Jesus e o Hospital Jesus Nazareno, 4.380 mulheres deram a luz em Caruaru.

O Pacto pela Saúde, também, reabriu a Policlínica do Vassoural e implantou a primeira UPA Municipal do Brasil. Mais de 37 mil atendimentos de urgência e emergência foram realizados desde a inauguração. Quem utiliza o serviço, percebe o ambiente humanizado e acolhedor que é a UPA Municipal.

Outra conquista dos caruaruenses, através do Pacto pela Saúde, foi a total reestruturação e ampliação dos serviços do Centro de Saúde da Boa Vista I que atende uma média de 3700 pessoas por mês.

Para este ano de 2012, importantes obras e ações estão dando continuidade ao melhoramento da rede de saúde municipal, através do Pacto pela Saúde. A construção de duas UPAS nos bairros das Rendeiras e Boa Vista I aumentará a capacidade de oferta de serviços no setor de média complexidade.

A implantação do Hospital Mestre Vitalino também vem reforçar e melhorar a qualidade do SUS em Caruaru. A unidade será destinada para atendimentos de média e alta complexidade e vai beneficiar mais de 1,2 milhões de habitantes de todos os 32 municípios que compõem a IV Gerência Regional de Saúde, com sede em Caruaru. A construção já começou e será concluída em 18 meses, com investimento de R$ 74 milhões”.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro