4 de setembro de 2018 às 07h25min - Por Mário Flávio

O Mistério da Educação (MEC) divulgou recentemente o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referente ao ano de 2017 e Caruaru está no ranking dos poucos municípios que superaram a meta estipulada de 5.1. O resultado teve como nota 5.2 para séries iniciais. Nos anos finais, o município também se destacou com a média 4.0.

No levantamento anterior, referente a 2015, Caruaru tinha ficado abaixo da meta com nota 4.5, quando teria que alcançar pelo menos 4.8. Para chegar ao índice, é calculada a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que tem como objetivo subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo com intuito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.

De acordo com o secretário de Educação, Rubenildo Moura, em Caruaru, a melhoria no IDEB reflete o grande investimento do Governo Municipal na formação continuada para professores. “O investimento foi na ordem de R$ 2 milhões para ampliação e aperfeiçoamento das atividades pedagógicas direcionadas aos estudantes, fazendo uso de metodologias aplicadas nas escolas e creches da rede municipal de ensino. Esse foi um dos passos primordiais para melhorarmos a proficiência e contrapormos a questão da distorção idade/série que é uma variável importante para chegarmos ao sucesso do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, explicou o secretário de Educação.

A gestão atual também promoveu ações que elevaram a alto-estima dos professores que puderam ampliar os conhecimentos e também o acervo pessoal através da Fenagreste, fazendo uso do bônus de R$ 300 reais ofertado pela prefeita Raquel Lyra como presente para os docentes. Já os alunos da rede municipal foram incentivados também no esporte, com a volta Jogos Escolares e Jogos Paraesportivos (JEMC), que envolve milhares de atletas e dezenas de instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e particular.

A atual gestão já entregou a população 13 escolas requalificadas e 3 novas unidades educacionais. A rede municipal de ensino de Caruaru conta, atualmente, com 138 escolas, 2.350 professores e cerca de 42. 500 estudantes.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro