28 de março de 2012 às 12h07min - Por Mário Flávio

A Secretaria da Agricultura de Brejo da Madre de Deus realizou entre os dias 17 e 25 de março, juntamente com o SENAR –Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, um Curso de Apicultura. O encontro aconteceu nas dependências da própria Secretaria de Agricultura e foi ministrado por Antonio Muniz Jr, instrutor do SENAR. Foram capacitados dez agricultores de Brejo da Madre de Deus, Cavalo Ruço, Estrago, Tabocas, Assentamento Garrote e Santa Maria do Cambucá, que aprenderam a lidar com as abelhas Apis/Italiana. Durante o curso, os agricultores também aprenderam a criar abelhas com ferrão, através de aulas teóricas e práticas. Entre os assuntos da capacitação estavam: preparo de cera alveolada, captura de enxames de abelhas, manejo e revisão de colméias e colheita de mel.

Os novos apicultores receberam do Fundo de Apicultura, Equipamentos de Proteção Individual (EPI, fumigadores e colméias para iniciar a profissão de apicultor. O presidente da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Brejo da Madre de Deus – Brejo Mel – Geraldo Oliveira, e Beth, da Secretaria de Agricultura, deram apoio ao curso.

O curso possibilitou aumentar a quantidade de apicultores a integrar a Cooperativa dos Apicultores do Agreste – Agreste Mel, responsável pela gestão da Casa do Mel do Território do Agreste Central, que se encontra em fase de conclusão das obras no Sítio Estrago – Brejo da Madre de Deus. A obra da Casa do Mel é apoiada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário MDA – Caixa Econômica Federal, e executada pela Prefeitura Municipal do Brejo da Madre de Deus.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro