22 de janeiro de 2012 às 13h00min - Por Mário Flávio

Roberta tomará posse de secretaria criada recentemente no municípioNa próxima sexta-feira (27), o prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), dará posse à nova Secretária de Cultura, Roberta Duarte. A apresentação oficial deve ser realizada às 10h, na sede da prefeitura. A recente criação da Secretaria de Cultura partiu do Projeto de Lei nº 29 enviado pelo Governo Municipal, passando pela aprovação na Câmara de Vereadores, que foi sancionado pelo prefeito Julio Lossio no dia 09 de janeiro. 

Roberta Duarte é Bacharel em Turismo pela UFPE, com especialização em Gestão, Planejamento e Marketing Turístico pela Universidade Católica de Brasília, leciona há 7 anos, é produtora cultural e funcionária concursada da Prefeitura desde 2006, tendo exercido os cargos de Gerente de Turismo e Marketing da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Eventos (Sedectur) e nesta gestão atua como Superintendente de Cultura.

A nova pasta, tem como finalidade planejar e coordenar o apoio e a execução de atividades que garantam a difusão da cultura, a formação cultural, a valorização das raízes culturais da população e o desenvolvimento da cidadania.

Estão entre as atribuições da nova Secretaria, executar a política de cultura do Município, o que envolve a música, o teatro, a dança, a literatura, as artes visuais, a cultura popular, o artesanato, o áudio visual, e o patrimônio histórico, além de administrar a Biblioteca Municipal, o Museu do Sertão, a Oficina do Artesão Mestre Quincas, a Philarmônica 21 de Setembro e o Espaço Lula Cardoso Ayres. Também caberá à Secretaria de Cultura ter recursos na Lei Orçamentária para a realização de eventos culturais tradicionais, constantes no calendário oficial de Petrolina, a exemplo do Carnaval, Semana Santa, São João, Festival da Primavera, Geraldo Azevedo da Canção e Natal.

“A criação da Secretaria de Cultura partiu da necessidade de atender a alta demanda do município e a crescente ascensão dessa área, o que nos permite considerar Petrolina como pólo cultural. Petrolina possui uma cultura efervescente em todos os segmentos artísticos, como música, teatro, dança, entre outros”, afirmou o prefeito Julio Lossio.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro