Prefeito de Gravatá lança projeto “Julho na Serra” para movimentar cidade no inverno

Mário Flávio - 05.07.2023 às 09:15h

Gravatá voltou para a rota do turismo do estado de Pernambuco e o prefeito da cidade, Joselito Gomes, apresentou o Julho na Serra – Gravatá é Música, Arte e Gastronomia, na manhã da terça (04), em Recife, para imprensa de Pernambuco, e no final da tarde, no auditório da Secretaria de Educação, para imprensa local.

Entre os dias 07 e 29, a cidade será palco do Festival Arte na Serra, do 13º Festival Virtuosi, que acontece nos dias 14, 15, 20, 21 e 22 de julho, na Igreja Matriz de Sant’Ana, do Tardes no Polo, da programação especial no Mercado Cultural e da tradicional Festa da Padroeira Senhora Sant’Ana, cuja programação será divulgada em breve pela paróquia e Prefeitura.

Marllon Lima, secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, apresentou detalhes do festival. “O prefeito tem uma confiança na equipe dele e é maravilhoso trabalhar com um líder em que você pode trazer suas ideias para trabalhar em conjunto. E assim é o marco da gestão, trabalhando com todas as secretarias, com a iniciativa privada e daí surgiu essa ideia do Julho na Serra para aliar o que Gravatá tem de melhor. O mês por si só já é um destino de muitas pessoas, pela tradição do fondue, do vinho, aliando tudo isso ao Virtuosi, que já é tradicional. Todos os finais de semana de julho serão ocupados por festividades, concertos, música, arte, dança, iniciando nesse primeiro fim de semana com o Festival Arte na Serra, que vai reunir concerto musical, dança, balé, o Virtuosi, que vai acontecer de 14 a 22, a Festa da Padroeira, que a Prefeitura de Gravatá está apoiando novamente e finalizando com a segunda edição do Tardes no Polo, que esse mês traz o tema ‘Queijos e Vinhos’. A gente já convida todos, toda população, para estarem esses fins de semana com a gente, prestigiando os artistas locais, principalmente”.

Programação “Julho na Serra – Gravatá é Música, Arte e Gastronomia”:

FESTIVAL ARTE NA SERRA
O mês começa no ritmo do Festival Arte na Serra, que de 7 a 9 de julho vai oferecer masterclasses e apresentações musicais e de dança gratuitas bem no Centro da cidade. O evento busca a formação de jovens adultos na educação musical, por meio de aulas com professores convidados de dia, e ainda o entretenimento da população e dos turistas, que vão curtir apresentações gratuitas no palco montado em frente ao Memorial de Gravatá.
O programa está variado e vai do jazz à música popular, tendo como atrações a Banda Sinfônica Cônego Eugênio Vilanova, sob a regência do maestro João Neto (dia 8), e a Banda do Centro de Criatividade Musical do Recife, que tem à frente o maestro Fabiano André (dia 9). Na abertura, a dança toma conta, com o espetáculo “Utopia”, do Grupo Aura, formado por 30 participantes. As coreografias são assinadas por Edson Lima e passam por vários estilos do jazz: dance, contemporâneo e street. As apresentações são às 19h e é possível inscrever-se para as aulas de música até 5 de julho, pelo link na bio do perfil do festival: @artenaserragravata.

XIII VIRTUOSI
A estrela da programação especial de inverno de Gravatá dá as caras no dia 14. O Virtuosi chega a sua 13ª edição na cidade, oferecendo uma fina programação musical composta por renomados instrumentistas. Sob a direção artística da pianista Ana Lúcia Altino, o evento realiza concertos ainda nos dias 15, 20, 21 e 22 de julho, sempre na Igreja Matriz de Sant’Ana, com entrada gratuita.
A abertura será às 20h30, com o recital “Canções que meu pai me ensinou”, com o violoncelista Leonardo Altino e sua mãe, Ana Lúcia Altino. O programa reúne obras de Marlos Nobre, Brahms, Villa-Lobos, Tchaikovsky e Paganini, numa homenagem póstuma ao maestro Rafael Garcia, criador do Virtuosi.
No sábado (15), às 11h, o pianista gravataense Luís Felipe Oliveira apresenta recital que celebra os 150 anos do nascimento de Rachmaninoff. Bacharel em Piano pela UFPE, ele coleciona prêmios, como o Piracicaba International Competition (2017); Rachmaninov International for Young Pianists (2015) e Edna Basseti Habith (2017). À noite, às 20h30, será a vez do Ensemble Vocal Cantamus & Collegium Musicum do Recife, sob a regência do maestro Gilson Celerino, apresentar a Missa em sol de Schubert e o Magnificat de Johann Sebastian Bach.

Na segunda semana, o evento terá como principais atrações: recital com Rafaell Altino, com Lucas Thomazinho ao piano, apresentando sonatas de Rachmaninoff e de Cesar Frank (dia 20, 20h30); concerto reunindo o violinista Emmanuele Baldini, o violista Rafaell Altino, o violoncelista Leonardo Altino e o pianista Lucas Thconceromazinho, que executarão peças de Dohnanyi e Brahms, e, encerrando a programação, às 11h, será apresentado Compositoras Brasileiras: Música para viola, com Rafaell Altino e Ana Lúcia Altino, e, às 20h30, concerto especial com a Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Nilson Galvão. Na ocasião, Emmanuele Baldini, Rafaell Altino e Leonardo Altino serão solistas.

FESTA DA PADROEIRA

De 17 a 26 de julho, o turismo religioso ganha espaço na programação com a realização da tradicional Festa de Sant’Ana. Novena, procissão, missa campal e uma tradicional quermesse atraem fiéis da região, que se dirigem a Gravatá movidos pela fé e devoção à mãe de Maria e avó de Jesus. A homenagem a Sant’Ana, a padroeira da cidade, data de mais de 200 anos. São esperadas cinco mil pessoas para a programação religiosa e profana, no dia 26, considerado feriado municipal.

TARDES NO POLO
O mês chega ao fim no clima do mais recente produto turístico-cultural oferecido por Gravatá, o Tardes no Polo. A segunda edição do projeto, que será realizado no dia 29, foi criado para fomentar o turismo e o lazer no atrativo mais famoso da cidade, o Polo Moveleiro, terá como tema a gastronomia típica de inverno, destacada com exposição de queijos e vinhos, ao longo da Rua Duarte Coelho, que fica exclusiva para os pedestres das 16h às 21h. A ideia é destacar um pouco da produção de laticínios da cidade e dos arredores, oferecendo a oportunidade de degustar os sabores do Agreste.
Mais uma vez, três mini palcos serão montados, com trio pé de serra e shows de MPB e música instrumental. Os comerciantes da região serão incentivados a expor produtos relacionados à temporada, desde uma poltrona coberta com mantas quentinhas, a calçados e roupas relacionados ao tempo frio. Neste dia, as lojas permanecerão funcionando até 21h.
E como julho é o mês das férias, a programação dará especial atenção à garotada. Além de brinquedos infláveis, arte-educadores vão comandar várias atividades com a meninada, com direito a distribuição de guloseimas.

MERCADO CULTURAL
Um dos equipamentos mais populares de Gravatá, o Mercado Cultural, localizado bem no coração da cidade, ao lado da feira pública, é um atrativo que, ao longo do ano atrai os fãs da música e da gastronomia regional. Aos sábados e domingos, sempre a partir das 13h30, o espaço recebe shows gratuitos de forró, que o fazem ser referência de programação cultural no interior do Estado de janeiro a dezembro. O Mercado Cultural é, ao lado das grandes festas da cidade, como São João e a Semana Santa, um produto vendido por agências de viagem e de receptivo da capital do Estado. O Mercado Cultural fica na Rua Duque de Caxias, 89, no Centro de Gravatá.

SERVIÇO:
Festival Arte na Serra – De 7 a 9 de julho. Mais informações: @artenaserragravatá.
XIII Virtuosi Gravatá – De 14 a 22 de julho, com apresentações às 11h e às 20h30.
Festa de N. Srª de Sant’Ana – De 17 a 26 de julho, na Igreja Matriz.
Tardes no Polo – Dia 29 de julho, das 16h às 21h, no Polo Moveleiro.