21 de março de 2014 às 06h25min - Por Mário Flávio

Nesta sexta-feira (21), na Câmara de Vereadores, será realizada a solenidade de posse dos membros do I Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIER) de Caruaru. Os conselheiros e conselheiras foram eleitos através de assembleia geral, no último dia 15, promovida pela Secretaria Especial da Mulher e de Direitos Humanos em parceria com a sociedade civil organizada.

A assembleia resultou na escolha de 18 representantes da população negra para a fiscalização e controle social da implementação de políticas públicas específicas. O conselho é composto por 12 integrantes da sociedade civil organizada e seis do Governo Municipal. Os integrantes da sociedade civil dividem-se ainda em organizações e movimentos sociais, religiões de matrizes africanas e minorias étnicas, como povos indígenas e povos ciganos, na perspectiva de garantir a diversidade de segmentos da população negra caruaruense.

Durante a solenidade, a assessora para Assuntos Federativos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Eunice Léa Lopes de Moraes, representa a Presidência da República na criação do conselho no município. A assessora ministra uma palestra para os novos membros sobre a importância da adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR) e do papel do conselho na construção de uma sociedade livre do racismo e de demais injustiças sociais.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro