O Porto de Caruaru será o 59º clube brasileiro a receber o Certificado de Clube Formador, o CCF, nesta temporada. O time caruaruense havia deixado de ter o documento em janeiro de 2021. Naquela ocasião, a lista elaborada pela CBF sofreu uma redução drástica, após a reavaliação dos pré-requisitos. Apenas 21 clubes receberam certificado, sendo 3 do Nordeste: Ceará, Fortaleza e Retrô. De lá pra cá, com os clubes cumprindo as exigências, a lista geral foi subindo gradativamente, com 38 adições em três anos. A região agora conta com oito times. Já poderia ter nove, mas o Santa Cruz segue aguardando a resposta.
Hoje, apenas três estados nordestinos têm o CCF, sendo quatro clubes de Pernambuco, dois do Ceará e dois da Bahia. Na Boa Terra, aliás, o Vitória também segue fora – o estado é representado pelo Bahia de Salvador e pelo Bahia de Feira de Santana. Voltando ao Porto, o seu nome ainda não aparece na lista oficial de clubes formadores no site da CBF, mas a direção da FPF confirmou a aprovação. Isso ocorreu no momento em que o Náutico recebeu o seu CCF no Rio de Janeiro, através da vice-presidente Tatiana Roma. O novo certificado, que quebra um hiato de 44 meses, será entregue ao mandatário do Porto, José Porfírio.
A importância do Certificado de Clube Formador
Renovação consumada. Pra quê? De acordo com a CBF, o “CCF tem o objetivo de atestar que as equipes cumpram com os requisitos legais para a formação técnica e social de atletas no país. O documento tem natureza exclusivamente desportiva e sua finalidade é intitular o clube a pleitear a indenização por formação estabelecida na Lei Pelé”.
Com informações do Blog do Cássio Zirpoli.