18 de janeiro de 2021 às 14h46min - Por Mário Flávio

Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura do Recife lançou o plano municipal de vacinação contra a covid-19.

A imunização no Recife seguirá orientação de cronograma do Ministério da Saúde. Na primeira fase, a previsão é de vacinar 165 mil residentes no Recife. Na primeira etapa da primeira fase, 33,5 mil moradores da capital serão imunizados.

Recife vai receber, inicialmente, 67 mil doses da CoronaVac, imunizando 33,5 mil pessoas inicialmente. São duas doses, com intervalo de 15 dias entre elas.

Segundo a Prefeitura, 34% dos profissionais de saúde do Recife serão vacinados nessa primeira etapa, ou seja, 32,5 mil. Além disso, haverá outras mil pessoas imunizadas na primeira etapa entre outros grupos da primeira fase.

Três módulos para aplicação do plano de imunização estão previstos conforme o número de doses enviadas ao Recife avance. 

Os módulos incluem equipes volantes (itinerantes), salas de imunização, centros de vacinação e drives-thru. Os módulos avançam à medida em que as doses chegarem ao Recife.

O primeiro módulo começa nesta terça-feira (19), com equipes volantes indo à asilos, residências de idosos e às unidades de saúde do Recife para aplicação, nesse caso, nos profissionais de saúde.

Dois Compaz, Ginásio Geraldão, escolas e unidades de saúde da rede municipal estão entre os locais que terão salas de vacinação no Módulo 2 no Recife.

No segundo módulo, o Ginásio de Esportes Geraldão, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul; o campus da Universidade Federal de Pernambuco, na Cidade Universitária, na Zona Oeste; e o Parque da Macaxeira, no bairro da Macaxeira, na Zona Norte; terão drive-thru de vacinação.

Ainda está previsto para o segundo módulo, cadastro e agendamento 100% digital no segundo módulo da vacinação no Recife. Além disso, haverá pontos de apoio com cadastro físico para quem não tem acesso à internet.

A Prefeitura do Recife ainda alertou que, mesmo após receber doses da vacina, as pessoas devem manter os protocolos de prevenção ao coronavírus, como distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos.

Participaram da cerimônia de lançamento do plano o prefeito João Campos (PSB) – por videoconferência, já que está em isolamento social após ser diagnosticado com a covid-19, a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, e o secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Matos.

O lançamento ocorreu de forma online pelo canal do YouTube da Prefeitura do Recife.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro