Se o PSDB encolhe no estado e não mostra perspectiva de crescimento, dois partidos, que na teoria, são da ala governista, PL e PP, seguem mostrando força e ocupando espaços importantes na Região Metropolitana do Recife, que concentra cerca de 40% do eleitorado de Pernambuco. Com uma grande articulação do deputado federal Dudu da Fonte, o Progressistas segue a passos largos para marcar território.
A legenda tem nomes competitivos em Olinda, Moreno, Jaboatão, Cabo e Ipojuca. Chances reais de eleger prefeitos nessas cidades a abrir brechas para suplentes de deputados, que aguardam o pleito do ano que vem. Se ampliarmos a questão para o interior, aí que o PP mostra força mesmo, com mais opções competitivas.
Os bolsonaristas do PL contam com pré-candidaturas fortes em cidades importantes e com reais chances de vencer, como em Jaboatão, com Mano Medeiros, no Recife, com o ex-ministro Gilson Machado Neto e em Abreu e Lima e Olinda. No Agreste, Mata e Sertão, o PL também aparece com nomes competitivos e o estado pode ter uma guinada à direita em algumas cidades, fortalecendo o palanque para 2024 e 2026. A conferir.