PF realiza operação para investigar fraude em contratos de combate à pandemia

Jorge Brandão - 28.09.2021 às 11:25h

A Polícia Federal está realizando nesta terça-feira (28) a Operação Desmedida com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU) que investiga fraudes licitatórias e irregularidades contratuais da secretaria Municipal de Saúde de São Luís (MA), envolvendo verbas federais que seriam utilizadas no combate à pandemia.

Estão participando da operação cerca de 20 agentes que cumpriram seis mandados de busca e apreensão e seis mandados de constrição patrimonial, com valores que chegam a R$ 1,2 milhões. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal de São Luís.

“Apurou-se que os referidos certames resultaram na contratação de uma empresa fictícia (sem sede física) e de uma empresa gerida por sócio laranja/testa de ferro”, diz a nota divulgada pela a PF.

Segundo a investigação da CGU, houve superfaturamentos contratuais, fraude nos processos licitatórios, e simulação de vendas, gerando prejuízo milionário aos cofres públicos.

Se as informações forem confirmadas, os investigados poderão responder por fraude à licitação, superfaturamento, simulação de compra e venda, peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Os acusados poderão cumprir penas que podem chegar a 31 anos de prisão.