Pernambuco entra em emergência após aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e alta demanda por leitos pediátricos

Mário Flávio - 26.04.2024 às 21:01h

A Secretaria de Saúde de Pernambuco publicou, no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26), o decreto de emergência em saúde pública pela elevada taxa de ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal e pediátrica, em decorrência do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O decreto estadual é válido por 90 dias e autoriza medidas administrativas para a situação emergencial.

“Com a publicação do documento, a secretaria poderá potencializar ações voltadas à contenção da emergência com medidas voltadas à prevenção, controle e ampliação da rede de atenção à saúde infantil”, diz nota da Secretaria Estadual de Saúde.

Até 20 de abril, em 2024, foram notificados 1.675 casos de SRAG no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), sendo 989 (59%) em pacientes com idades de 0 a 14 anos e 686 (41%) em pessoas com idade a partir de 15 anos.

Houve um aumento de 27,7% nos casos em comparação com o início do período de sazonalidade, no mês de março, e um aumento de 79,2% na comparação com a primeira semana do ano de 2024.

De acordo com o monitoramento da Central de Regulação da Secretaria de Saúde desta sexta-feira (26), 66 pacientes aguardavam vaga de UTI Pediátrica e 14 pacientes estavam em espera por UTI Neonatal em Pernambuco.