9 de abril de 2015 às 13h16min - Por Mário Flávio

No próximo dia 26 de abril, Recife e mais de 60 cidades brasileiras irão participar da Marcha Nacional de Defesa Animal. Na capital pernambucana a concentração acontecerá no Terceiro Jardim da Avenida Boa Viagem, a partir das 14h. Várias caravanas do interior do Estado já se organizam para o evento. A manifestação nacional foi criada para pedir o aumento de penas contra os maus tratos, a crueldade, e o abandono aos animais. Em Recife, os protetores irão cobrar ações efetivas da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA), do Prefeito Geraldo Júlio e do Governador Paulo Câmara.

Essa será a terceira cobrança realizada, somente este ano, pelos ativistas ao secretário Rodrigo Vidal. As duas primeiras aconteceram entre fevereiro e março na sede da Prefeitura do Recife (PCR). Nas reuniões, os ativistas cobraram do prefeito a realização de ações prometidas pela Secretaria. 

Em novembro de 2013, as entidades de proteção animal de Pernambuco junto com a Presidente do Movimento de Defesa Animal do Estado (MDA-PE), Goretti Queiroz, enviaram uma pauta sugerindo ações da prefeitura em relação aos animais. Em 2014, as cobranças também foram feitas ao secretário de Governo, Sileno Guedes. “Até o momento nada foi feito, não temos visto agilidade em relação à nossa pauta nem a outras demandas dos animais”, Entre os pedidos, ela cita a castração dos animais para o controle populacional dos cães e gatos; e as ações relativas aos cavalos abandonados nas ruas do Recife. “Quando um cavalo agoniza ou morre, não há um carro no município para pegar o animal”, finaliza.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro