9 de abril de 2015 às 13h14min - Por Mário Flávio

 

A deputada Raquel Lyra (PSB) homenageou, na tarde desta quarta-feira (08), no plenário da Assembleia Legislativa, Pelópidas da Silveira, que completaria cem anos no próximo dia 15 de abril. A deputada lembrou a trajetória do homenageado, que foi destaque no cenário político como prefeito do Recife por três mandatos, em 1946, 1955 e 1963. 

A parlamentar ressaltou a visão inovadora do gestor, destacando a execução de obras voltadas para urbanização e mobilidade na capital pernambucana. Raquel citou o alargamento e pavimentação de avenidas, a construção de estradas, a modernização do sistema de transporte público e da frota coletora de lixo, entre outros feitos. 

Pelópidas da Silveira, que era engenheiro civil, também foi lembrado pela criação da Companhia de Transportes Urbanos e pela construção de casas populares, com foco nas classes menos favorecidas. Raquel Lyra destacou, ainda, a luta do político pelo petróleo na década de 50 e a perseguição sofrida durante a ditadura militar. 

Silveira morreu no dia 6 de setembro de 2008. Em 2011, o então Governador Eduardo Campos batizou um dos hospitais metropolitanos com o nome dele. O Hospital Pelópidas da Silveira é uma das unidades de saúde mais modernas e especializadas do país, incluindo a rede privada e é o primeiro hospital neuro-cárdio público do Brasil. 


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro