5 de junho de 2017 às 17h24min - Por Mário Flávio


Nesta segunda-feira (5), o governador Paulo Câmara visitou o distrito de Várzea do Una, em São José da Coroa Grande, para conhecer e a menina que escolheu seus livros como os bens mais importantes para salvar após a enxurrada. Na ocasião, Paulo anunciou a entrega de kits para todas as escolas que tiveram suas bibliotecas afetadas.
Rivânia foi a primeira criança a ser beneficiada pela ação. Ela recebeu 80 publicações e a sua escola, Municipal Várzea do Una, outros 150 livros. “Eu fiz questão de vir conhecer essa menina bonita, que nos emocionou na última semana. Rivânia nos inspirou, e nós antecipamos uma ação já pensada na semana passada. Vamos realizar essa distribuição de livros em todas as bibliotecas das escolas estaduais e municipais prejudicadas, porque nós entendemos a importância de, cada vez mais, incentivar a leitura e motivar a educação”, destacou Paulo.

O governador ressaltou também os esforços da administração estadual para a recuperação dos municípios. “A gente sai daqui, hoje, de São José da Coroa Grande, na certeza de que temos muito o que fazer. Precisamos recuperar as escolas, as casas, as estradas e tudo o que foi destruído pelas chuvas que atingiram a Mata Sul e parte do Agreste. Mas saímos também felizes, porque pudemos ver o futuro de uma nova geração de pernambucanos que, com certeza, vai fazer a diferença através da educação”, afirmou.

A Secretaria Estadual de Educação está realizando um levantamento para o cadastro das unidades educacionais que necessitam desse material. A quantidade de livros enviada pode variar de acordo com a demanda de cada localidade, como explica o secretário da pasta, Frederico Amâncio. “Estamos trabalhando na construção desse planejamento, observando a peculiaridade de cada situação”, pontuou.

Ainda assustada com a grande repercussão de seu ato, Rivânia trata com naturalidade sua paixão pelos livros. “Minha avó mandou eu pegar rápido as coisas mais importantes, e eu peguei a bolsa com meus cadernos e livros. Eu gosto de ler e quero ser professora quando crescer”, confessou, afirmando que sua matéria preferida é matemática. A estudante esta matriculada na 3ª série do Fundamental I. “Meu futuro está dentro dos livros”, completou Rivânia.

A Paixão pelo estudo é incentivada também pelos avós, com quem mora a pequena futura docente. “Eu torço pela vitória dela. Como ela quer ser professora, vai ter que continuar estudando muito, lendo muito para conseguir o que sonha. E esses novos livros chegaram em boa hora. Ela ficou muito feliz”, contou a avó materna, dona Maria Ivone da Silva, de 67 anos.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro