23 de janeiro de 2012 às 09h00min - Por Mário Flávio

Viajar entre os municípios de Pernambuco está mais caro. As tarifas praticadas no Sistema Intermunicipal de Transporte de Passageiros de Pernambuco foram reajustadas, em 14,9%. O percentual foi aprovado pela Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe). Quem for viajar entre as cidades de Caruaru/Recife, por exemplo, vai pagar 23 reais. Antes do reajuste, o valor da passagem, no ônibus executivo era de 20 reais. Isso, sem falar na taxa do embarque.

Com a medida, as tarifas máximas permitidas variam de R$ 1,10 (equivalente ao trecho entre os municípios de Carpina e Lagoa do Carro, na Mata Norte) a R$ 233,61 (equivalente à linha Recife/Petrolina, no serviço leito-cama). No transporte intermunicipal, esses valores são considerados uma tarifa máxima, que poderá ou não ser praticada. Segundo a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), em todo o País, especialmente nas linhas de maior quilometragem, é comum a prática de tarifas promocionais.

No último dia 12 de janeiro, o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Passageiros do Estado de Pernambuco (Serpe), encaminhou à EPTI uma solicitação para a concessão de reajuste, após 31 meses de congelamento. De acordo com o levantamento do sindicato, baseado na planilha de custos do setor, o pedido de reajuste apresentado foi de 18,22%. No entanto, ficou decidido o aumento correspondente ao Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre junho de 2009 e dezembro de 2011.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro