4 de junho de 2013 às 09h25min - Por Mário Flávio

Até o dia 14 de junho, alunos do ensino médio de todo país, que tenham entre 16 e 22 anos, podem se inscrever no Parlamento Jovem Brasileiro. O programa é uma oportunidade para que os jovens possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, o trabalho de um deputado federal. A edição de 10 anos do Parlamento Jovem será realizada entre 22 e 27 de setembro, e vai reunir 78 participantes representando todos os estados.

Para se inscrever, o estudante precisa elaborar um projeto de lei propondo mudanças para melhorar a realidade do país. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional e não somente para o Estado ou município de origem. O interessado tem que estar matriculado no 2º ou no 3º ano do Ensino Médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico, na modalidade integrada ao Ensino Médio.

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. No total, 690 jovens já participaram da experiência. Desde 2011, além dos estudantes do 3º ano, os do 2º ano também podem participar, assim como os alunos que cursam o ensino técnico integrado ao ensino médio. A ficha de inscrição pode ser preenchida no link ttp://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/2013/ficha-de-inscricao-pjb-2013.

CARUARU – Se no Brasil o PJ anda, em Caruaru segue indefinido. A última sessão da atual Legislatura foi realizada e os vereadores não decidiram como será a nova composição com 23 vereadores jovens. Nem a idade foi resolvida, já que não existe muito interesse da Câmara em reativar o PJ.

A previsão era que a situação fosse resolvida em abril, mas a pauta ficou travada na Comissão de Juventude, formada pelos vereadores Jajá (MD), Gilberto de Dora (PSB) e Sivaldo Oliveira (PP), sendo que este último não demonstrou nenhum interesse em debater o assunto.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro