O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Papa Francisco conversaram por telefone na manhã desta quarta-feira (31).
De acordo com comunicado do governo brasileiro, o presidente elogiou a atuação do Papa na busca pela paz na guerra na Ucrânia e pela defesa do combate à pobreza.
“Na conversa, Lula também agradeceu a atuação da Igreja Católica no Brasil pela preservação da Amazônia, contra as forças que atacam a floresta, e as menções e solidariedade do Papa com o Brasil ao longo dos últimos anos”, diz nota divulgada pelo Palácio do Planalto.
O presidente também convidou o líder da Igreja Católica para fazer uma visita ao país. O Papa Francisco ficou de analisar o convite e a possibilidade de uma visita papal.
O Papa Francisco visitou o Brasil uma única vez, em julho de 2013, quando esteve no Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude, evento capitaneado por jovens católicos.
A vinda ao Brasil foi a primeira oficial de Francisco como papa. Ele foi escolhido para o pontificado em março de 2013.
Embora em declínio, os católicos ainda formam a maior religião do Brasil em número de fiéis. O país é o que mais tem católicos no mundo em números absolutos, mas projeções apontam que a liderança está ameaçada na próxima década diante do constante avanço do número de evangélicos.
Lula e o argentino Francisco devem ter uma audiência no Vaticano em junho ou julho deste ano.
O Papa aconselhou Lula a também liderar esforços na busca pela paz na guerra na Ucrânia. O presidente brasileiro, segundo o comunicado oficial, lamentou a escalada do conflito entre o país ucraniano e a Rússia.