3 de março de 2016 às 21h47min - Por Mário Flávio

sileno.psb_

Em Caruaru, desde o início da manhã dessa quinta-feira (03) que uma forte especulação versava sobre uma decisão do PSB em negar a legenda para Raquel Lyra. A especulação era que o PSB iria apoiar o nome de Jorge Gomes, para não perder o apoio do PDT na chapa que vai apoiar a reeleição de Geraldo Júlio e nem o apoio de Queiroz para o governador Paulo Câmara, numa possível reeleição, no longínquo 2018.

No entanto, a legenda enviou um comunicado oficial e negou a informação. Mas o PSB também não confirmou que Raquel será a candidata e deixou em aberto a posição do partido para a eleição desse ano. Diante de um cenário tão complicado, a nota assinada pelo presidente da legenda no Estado, Sileno Guedes, foi leve e versou que vai prezar para tentar a unidade da Frente Popular em Caruaru.

Essa Frente que aqui na Capital do Agreste e conta com o próprio Queiroz, o ex-governador João Lyra e do deputado estadual Tony Gel. Os três são tratados com atenção especial pelo governador Paulo Câmara e o socialista não quer trombar com nenhum dos três, já que o trio tem um potencial de votos e lidera fatia considerável da população da Capital do Agreste.

Mesmo sem ter um prazo definido sobre a definição do PSB, a nota diz que no momento certo o PSB vai apresentar uma posição definida, já que as negociações ainda não foram finalizadas e por isso, como dizem os que militam na política, a baleia ainda vai cortar muita água. O fato é que até quando der o partido vai prolongar a posição, afinal a situação em Caruaru é delicada.

O partido tem um militante histórico, Jorge Gomes, que manteria a aliança com o PDT e uma jovem militante, Raquel Lyra, que pontua bem nas pesquisas e é apontada com grande potencial, por todos os analistas. Ainda existe a aliança estadual com o PMDB e o PSB não quer desagradar Tony Gel e por tabela o deputado federal Jarbas Vasconcelos. Com todos esses fatores colocados, o PSB vai para uma candidatura que não gere traumas na Frente Popular, aí sim, de olho não apenas em 2016, mas no pleito de 2018. Segue abaixo a íntegra do diretório do PSB.

“O PSB de Pernambuco informa que o partido está em diálogo permanente com seus representantes e aliados, mas que as deliberações sobre as disputas eleitorais de 2016 ainda não foram finalizadas. Esse processo vai ocorrer dentro do prazo previsto na Legislação Eleitoral. Durante este prazo, o partido irá aprofundar e apresentar as definições sobre o processo eleitoral. É importante destacar que, durante o processo de diálogo, o PSB continuará buscando a unidade da Frente Popular de Pernambuco.

Partido Socialista Brasileiro”

SESSÃO RELÂMPAGO – Em meio a polêmica sobre a votação do reajuste nos salários a sessão da Câmara Municipal foi rápida. Durou menos de 50 minutos e poucos vereadores se arriscaram ir à Tribuna. Falaram apenas Jajá, Duda do Vassoural, Heleno do Inocoop e Pastor Carlos. Todos tentaram, de alguma forma, apresentar alguma justifica sobre o voto, mas explicando que o aumento é legal e só será aplicado a partir de 2017. Os demais vereadores evitaram falar e em comum acordo a sessão acabou logo.

NO ATAQUE – Os vereadores estão irados com Marcelo Gomes por ele ter votado contra o projeto. Jajá foi escalado para ir à Tribuna e criticou a postura de Marcelo. Ele disse que não dava para entender o motivo dele ter dado parecer favorável ao projeto e ter votado contra. Essa é a opinião da maioria dos vereadores que votaram a favor. A reclamação não se justifica.

AGIU CORRETO – Os vereadores precisam entender que o voto no plenário é político e Marcelo o fez. Quanto ao perecer, ele apenas usou o que determina o tão falado Regimento Interno da Casa. Emitiu o parecer favorável. Ninguém diz que o projeto é ilegal, as pessoas questionam a maneira como o mesmo procedeu. Marcelo agiu de maneira correta ao emitir o parecer favorável. Gostem os demais vereadores do voto dele ou não.

PROTESTO – Algumas pessoas foram até a sede da Câmara e houve um choque de opiniões com os vereadores. Quando alguns foram usar à Tribuna, por várias vezes foram interrompidos com os gritos de ordem. A mobilização foi pouca e mostra que a indignação ficou mesmo restrita as redes sociais. No entanto, como a votação já ocorreu, não tem mais o que fazer na Casa. A espera agora é pela sanção ou não do prefeito.

PROJETO – O dia 10 de dezembro de 2015 ficará marcado como um dia triste na memória dos petrolinenses. Um crime chocou a cidade de Petrolina, no Sertão do São Francisco, e foi notícia na imprensa em todo País pela forma brutal como aconteceu. A vítima, Beatriz Angélica Mota, de apenas 7 anos, foi assassinada dentro de uma escola da rede privada do município, durante uma solenidade de formatura. O deputado estadual Beto Accioly (PSL) apresentou o Projeto de Lei nº 697/2016, que obriga dos estabelecimentos privados de ensino a instalarem sistema de monitoramento de imagens em todo perímetro interno e nas áreas de acesso de pessoas e veículos. Uma boa iniciativa.

EM BRASÍLIA – O governador Paulo Câmara volta à Brasília nessa sexta-feira (04/03). Ele participa de uma nova rodada de reunião com a presidenta Dilma Roussef. Com isso, o encontro com o prefeito José Queiroz e o vice-prefeito Jorge Gomes, para definir a situação em Caruaru, fica mais uma vez adiada e só deve ocorrer mesmo na semana que vem.

CONFIRMADO – Após o blog postar em primeira mão que o senador Douglas Cintra iria apoiar o nome do delegado Erick Lessa como candidato a prefeito, o próprio Lessa confirmou que vai entrar na disputa. Lessa vai se afastar da função no prazo e deve ser a aposta de um nome novo para a disputa. Pesquisas qualitativas feitas pelo grupo mostram que a população têm uma boa aceitação sobre a atuação dele em Caruaru. Lessa é sem dúvidas o fato novo nessa eleição.

JORNAL DAS 7 – Na entrevista do Jornal das 7 dessa sexta-feira a pauta vai ser mais uma polêmica envolvendo a Câmara Municipal de Caruaru. Eu recebo no estúdio os professores e analistas políticos, Mário Benning e Arnaldo Dantas. A dupla vai analisar a votação do reajuste nos salários dos vereadores e como isso pode impactar na vida política da cidade. A partir de 7h na Globo FM 89,9, no Tune In ou no www.globofm89.com.br.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro