16 de fevereiro de 2016 às 21h00min - Por Mário Flávio

lessa

No Jornal das 7 dessa quarta-feira (17/02) o senador Douglas Cintra concede uma importante entrevista, que vai ser a maior novidade até agora na eleição desse ano em Caruaru. Ele confirma que um grupo de seis ou sete partidos deve apresentar essa semana um nome de consenso para entrar na disputa da eleição para a prefeitura da Capital do Agreste.

Trata-se do Delegado Erick Lessa, que tem uma atuação destacada em Caruaru e região nos últimos anos e seria a aposta do senador e do grupo, como a renovação na política local. Na fala de Cintra ele citou palavras como ética, renovação e responsabilidade, e por isso chegaram ao nome de Lessa, que nunca disputou uma eleição, mas devido ao histórico recente, teria vários fatores a favor de uma candidatura dele.

Lessa foi o responsável pelas investigações que culminaram com as Operações Ponto Final 1 e 2. Após o fato, dez vereadores de Caruaru foram presos e cinco deles já receberam a condenação em primeira instância. A sentença da Operação Ponto Final 1 deve sair nos próximos dias. Além disso, o delegado esteve a frente de outras operações importantes em Caruaru, principalmente na repressão contra o tráfico de drogas.

Com esse histórico, Lessa ganharia o apoio de parte da opinião pública, principalmente no que diz respeito a renovação politica, já que atualmente, as principais candidaturas apresentadas até o momento sofrem críticas por representarem um continuísmo de décadas das mesmas famílias no poder. Outro fator positivo seria a falta de críticas contra esse tipo de candidatura, já que diferente dos demais candidatos, o Delegado não teria fatores expostos que pudessem ser alvo de críticas.

O grupo ainda vai tentar convencer ao Delegado para que ele dispute a eleição. No entanto, o senador disse que até a semana que vem o fato deve ser oficializado e com isso, a pré-candidatura vai começar a ganhar formato. A entrevista completa com o senador Douglas Cintra será veiculada a partir de 7h dessa quarta-feira, na Globo FM 89,9.

ALIANÇA – Dois partidos que estariam em campos opostos estão próximos de fechar uma aliança para a eleição desse ano. PSOL e PMN já tiveram várias reuniões e o acordo entre os dois partidos, comandados por Eduardo Guerra e Eduardo Mendonça, respectivamente, esperam reeditar a dobradinha similar a da eleição de 2014, quando as legendas conseguiram eleger o deputado Edison Silva para a Assembleia.

CANDIDATURA PRÓPRIA – O PSDB de Caruaru vai mesmo ter candidatura própria para a eleição desse ano. O nome do empresário Manoel Santos será a aposta da legenda. Djalma Cintra Júnior seria o candidato, mas ele desistiu. O lançamento da pré-candidatura vai ocorrer no dia 25 de março, em local a ser definido.

QUASE LÁ – Até a semana que vem o prefeito José Queiroz vai confirmar o nome do escolhido por ele para entrar na disputa pela prefeitura de Caruaru. A reunião entre Queiroz e Paulo Câmara deve ocorrer até o próximo domingo e a definição no mais tardar na semana que vem. Até lá, Jorge Gomes segue sendo o mais cotado, mas para isso, ele teria que sair do PSB, uma vez que o partido fica com Raquel Lyra.

REDE – A Rede em Caruaru ainda não definiu qual posição vai tomar para a eleição desse ano. No entanto, os seguidores de Marina Silva terão dois caminhos a seguir: Apoiam o nome de Tony Gel para voltar a disputar a prefeitura ou aceitam apoiar o nome de Raquel Lyra. A tese da candidatura própria perdeu força nos últimos dias, mas não está totalmente descartada.

REFORÇO – O deputado Joel da Harpa (PTN), assumiu, na tarde desta terça-feira (16), a vice-liderança da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), passando a atuar ao lado dos deputados Silvio Costa Filho (PTB), líder da Bancada, e Teresa Leitão (PT), vice-líder. Joel da Harpa, que já vinha se posicionando de maneira independente na Casa de Joaquim Nabuco, afirmou ter tomado a decisão por discordar da condução do Governo do Estado na área da segurança pública.

PÓS – Estão abertas, no período de 11 de Fevereiro a 19 de Março de 2016, as inscrições para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, nos cursos de Especialização em Ciências Criminais, Direito Público e Direito Processual Civil e do Trabalho. A taxa de matrícula de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais) + 17 mensalidades de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais). Já os cursos na área de Odontologia tem suas aulas iniciadas em Março, com os cursos de Ortodontia, Pacientes Especiais, Endodontia, Dentística, Implantodontia, Prótese Dentária e Periodontia. Os contatos se darão através do telefone 81-2103-2055.

JORNAL DAS 7 – E na entrevista do Jornal das 7 dessa quarta-feira (17/02) em destaque a eleição 2016 aqui em Caruaru. Eu recebo no estúdio o ex-vereador Diogo Cantarelli. Ele vem falar sobre a possibilidade de disputar a eleição para prefeito esse ano na Capital do Agreste e qual partido vai acolher a candidatura. O nosso encontro ocorre a partir de 7h e você pode ouvir pela Globo FM 89,9, no Tune In ou no www.globofm89.com.br.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro