Pandemia reduziu em 35% número de consultas oftalmológicas em 2020

Jorge Brandão - 13.10.2021 às 08:55h

De acordo com últimos dados divulgados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a partir de registros do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS, cerca de 3,7 milhões de consultas deixaram de ser realizadas por causa da pandemia, representando uma queda de 35%. Já no caso das cirurgias, houve uma queda de 390 mil procedimentos, redução de 27%. A comparação é em relação a 2019, ano pré-pandemia.

De acordo com o presidente do CBO, José Beniz Neto, muitas pessoas foram prejudicadas sem a realização do exame inicial para identificar qualquer problema para ser resolvido precocemente.  “Certamente, elas receberão um laudo sobre o estado de sua saúde ocular com os problemas instalados em estado mais avançado. Desta forma, o controle dessas doenças fica mais complexo e difícil, com aumento da possibilidade de comprometimento da visão, seja total ou parcial”, afirmou José Beniz Neto.

Ainda segundo os dados, mesmo com a retomada das consultas de forma tímida, o número não vai superar o registrado no primeiro semestre 2019 que foi de cerca de 5,2 milhões de consultas realizadas na rede pública, aponta CBO. Já no ano atual, no mesmo intervalo, este total ficou em 4,8 milhões.