Na manhã desta quinta-feira (23), presidentes de juventudes de partidos em Caruaru se encontraram para definir propostas e indicar nomes para a composição de delegados da plenária de juventude do Orçamento Participativo de Caruaru, que está sendo operacionalizado depois de mais de mil dias de ter sido anunciado pela atual gestão do município. A reunião ocorreu na Secretaria de Educação, já que foi convocada pela própria Diretoria de Juventude, no entanto, as lideranças jovens da base de oposição afirmaram que não foram chamadas para essa reunião e souberam dela de última hora. Na verdade, em nota, a Juventude do PSDB em Caruaru afirmou que foram definidos, não indicados, como delegados apenas 2 membros de grupos das militâncias ligadas ao prefeito e candidato à reeleição Zé Queiroz (PDT).
“É lamentável que mesmo depois de mil dias do lançamento oficial do Orçamento Participativo de Caruaru, o Chefe do Executivo tente colocar de forma eleitoreira um projeto tão importante pra sociedade que ele não gosta de ouvir, e além do mais, debater orçamento de Políticas Públicas para a Juventude com sua própria militância, é de uma arrogância sem igual, não é toa que esse segmento rejeita essa tentativa ‘hitlista’ de 16 anos do poder do atual gestor”, protestou Raffiê Dellon, que é vice-presidente nacional da Juventude do PSDB.
Além disso, a militância tucana reclamou ainda de um ônibus de campanha do prefeito, que foi buscar os militantes após a reunião, o que indicaria que a membros da juventude da base do governo teriam usado a reunião como ação política. No entanto, o blog entrou em contato com a assessoria de comunicação do candidato e esta informou que a coordenação de juventude de campanha de Queiroz foi a pé à secretaria e depois utilizou o ônibus porque tinham uma atividade de campanha da qual participariam no final da manhã, sendo o ponto de encontro em frente ao Parque Ecológico Severino Montenegro, e assim não haveria como relacionar a utilização do ônibus com a reunião das juventudes.
Paralelo a isso, o blog também entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Caruaru, que explicou que a reunião não foi uma reunião que compõe nenhuma das plenárias programadas no calendário do OP. O encontro teria sido convocado pela Diretoria de Juventude para que todos os presidentes jovens de partido estabelecessem suas propostas, antes de discuti-las na plenária que será realizada do segmento juvenil, que será realizada na Academia de Ciências e Letras, no dia 28, às 14h e 30min. A assessoria informou ainda que nenhum delegado foi definido na reunião.