O mundo está mudando. Mas a novidade não é a mudança do mundo, porque o mundo sempre mudou. A novidade é a velocidade da mudança. Nunca em toda história humana se mudou com tanta velocidade. Aliás a velocidade é tamanha que mudou a nossa noção de tempo.
Cada dia você levanta mais cedo e vai deitar-se mais tarde. Sempre com a sensação de que deveria estar mais tempo acordado. Parece que é preciso estar o tempo todo de vigília.
Velocidade, mudança, alteração tudo é fast. Fast-food, drive-thru, lava rápido. A velocidade é tanta que mudou a.ideia de geração. Hoje estamos na geração digital inclusive, tal geração mostra a empresas e famílias o critério da otimização do tempo e estabelecimento de estratégias para suas atividades de trabalho e pessoal.
Algo similar ocorre no mundo das empresas. Mudou o jogo, mudou a estratégia. E tem gente que acha que dá para fazer do mesmo jeito que fazia antes. Os cenários são turbulentos, as condições se alteram e as mudanças são muito velozes. A coisa mais perigosa num mundo que usa velozmente é achar que já se chegou aonde podia. A pior coisa para construir um futuro é achar queno passado já sustenta.
Finalizando num mundo competitivo, para caminhar para a excelência é preciso fazer o melhor, em vez de se contentar com possível. Fazer o possível é o óbvio. Agora, fazer o melhor é exatamente aquilo que cria a diferença.
*Mário Disnard é professor