14 de março de 2014 às 08h27min - Por Mário Flávio

Artistas e produtores culturais das diferentes linguagens e cidadãos residentes no município, além de ONGs, fundações ou institutos, devidamente reconhecidos vão participar do processo eleitoral que escolherá os membros do primeiro Conselho Municipal de Política Cultural de Caruaru.

Com a criação do Conselho, a comunidade passa a ter mais acesso e participação junto às decisões de caráter cultural do município. É um exercício de cidadania. Qualquer um pode participar, porém há critérios para votar e ser votado.

Para escolher os representantes da sociedade civil e da classe artística que farão parte do Conselho Municipal, é necessário fazer parte do cadastro cultural, feito na Fundação de Cultura e Turismo e no portalcaruarumaiscriativa.com.br

Os Conselhos de Política Cultural integram a concepção de Sistema Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura, que visa garantir a participação da sociedade na definição das políticas públicas do setor e no controle social dos recursos destinados a projetos, ações culturais e programas.

COMPOSIÇÃO
O Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC será um órgão colegiado consultivo, deliberativo e normativo, integrante da estrutura básica da Fundação de Cultura e Turismo, com composição paritária entre Poder Publico e Sociedade Civil, constitui-se no principal espaço de participação social institucionalizada de caráter permanente na estrutura do Sistema Municipal de Cultura (SMC).

Sua composição é de trinta membros (titular e suplente), quinze vagas são indicadas pelo poder público, e quinze representantes da sociedade civil, escolhidos por meio destes Fóruns que acontecem de 14 a 20 de março. Serão contemplados os diversos segmentos artísticos e culturais, considerando as dimensões simbólicas, cidadã e econômica da cultura, bem como o critério territorial.

Os órgãos governamentais com cadeira no Conselho são: Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Juventude, Ciência e Tecnologia, Secretaria de Comunicação Social, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria da Criança do Adolescente e de Políticas Sociais, Secretaria Especial da Mulher, Secretaria de Infra-estruturar e Políticas Ambientais, Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria de Participação Social, Empresa de Planejamento e Urbanização, Autarquia Municipal de Defesa Social, Transite e Transportes – DESTRA e Câmara Municipal de Caruaru.

Os quinze membros titulares e respectivos suplentes, estarão representando a sociedade civil através dos Setoriais: Artes Visuais, Setorial Audiovisual, Design e Moda, Artesanato, Musica, Dança, Artes Cênicas, Cultura Popular, Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural, Povos Tradicionais, Agentes Culturais, Trabalhadores da Cultura e Produtores, Instituições Culturais Não-Governamentais, Fotografia, Livro, Leitura e Literatura, Gastronomia. Todos estes segmentos foram agregados em Fóruns que são estes:

ARTESANATO, CULTURA POPULAR, POVOS TRADICIONAIS E GASTRONOMIA
14 de Março – 19:30 LOCAL: Museu do Barro
ARTES VISUAIS, AUDIO VISUAL, E FOTOGRAFIA
17 de março -19:30 LOCAL: Museu do Barro
ARTES CÊNICAS (DANÇA, CIRCO E TEATRO)
17 de março – 19:30 – LOCAL: Teatro Mamusebá na Estação Ferroviária.
AGENTES CULTURAIS, INSTITUIÇÕES CULTURAIS
18 de março– 14:00h – LOCAL: Teatro Mamusebá na Estação Ferroviária.
MÚSICA
19 de março- 19:30 – LOCAL: Museu do Barro
ARQUITETURA, URBANISMO E PATRIMÔNIO, DESIGN E MODA
19 de março – 19:30 – LOCAL: Teatro Mamusebá na Estação Ferroviária
LITERATURA, LIVRO E LEITURA
20 de março – 19:30 – LOCAL: Museu do Barro

A criação do Conselho Municipal de Política Cultural é parte do processo de implantação do Sistema Municipal de Cultura (SMC). É fruto do sonho de muitos que já batalham neste sentido há anos e podem ver hoje uma realidade. Criando uma política permanente para o Município. É um momento histórico, com muitas articulações, e espero que seja bem representativo da sociedade. Que consiga ir além dos aspectos formais, promovendo uma atuação efetiva em prol de melhorias para o setor cultural.

*Paulo Nailson escreve sob política no blog Política de AaZ e Cultura & Cidadania no Jornal de Caruaru. Edita o blog presentiaonline e militante na Cultura e na política.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro