1 de janeiro de 2012 às 01h10min - Por Mário Flávio

Hoje é o último dia do ano, estou me preparando para o reveillon e preferia não postar nada mais sério do que uma bonita mensagem de feliz ano novo. Mas a quantidade de figuras, imagens e baboseiras no Facebook, me obrigam a fazer um desabafo.

2011 foi o ano em que as pessoas que utilizavam o finado Orkut descobriram a ferramenta criada por Mark Zuckerberg e invadiram a rede social com aqueles gifs, aquelas mensagens de gente doente, morta ou pelada… o caso é sério. Nada contra quem adora poluição visual, mas é porque a situação realmente é chata. Hoje as Redes Sociais são responsáveis por 62% do tráfego na internet brasileira e são uma das principais formas de representação dos relacionamentos pessoais ou profissionais… então pra que estragá-la?!

Uma ferramenta tão útil para aproximar amigos e familiares distantes, para fazer sua empresa ser curtida e conhecida em qualquer parte do mundo não pode ser “estragada” com a orkutização de um meio. Pra terminar 2011, eu coloco como ponto número um das resoluções de ano novo a não banalização das redes sociais e aqui eu não me restrinjo apenas ao Facebook, mas abro o leque e a resolução para o Twitter, o LinkedIn ou qualquer outra rede que venha surgir neste novo ano. Façamos valer à pena!

São 750 milhões de pessoas conectadas através do Facebook, local onde nações voltaram para a luminosa democracia depois de irem à luta marcada através da rede social. O Twitter tornou-se parâmetro na medição de tempo e espaço, e milhões de frames estão sendo indexados no Youtube a cada milésimo de segundo. Diversos presidentes usaram as redes sociais para alavancar suas campanhas e nunca povos tão distantes estiveram tão unidos como hoje através da tecnologia. Você não quer deixar isso banalizar, né?! Nem eu! Feliz Ano Novo!

*Conceição Ricarte é jornalista, com pós graduação em Assessoria de Imprensa,  produtora da Rádio Globo FM, analista de social media e apaixonada por internet e tecnologia.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro