3 de agosto de 2012 às 08h00min - Por Mário Flávio

Organizações locais, nacionais e internacionais, estarão entre 3 e 7 de setembro no Social II Fórum Urbano (FSU) em Nápoles – Itália, da UN-Habitat. O evento nasceu com os mesmos princípios do Fórum Social Mundial (FSM), convencidos da necessidade de desenvolver convergências locais, nacionais e internacionais como nas realizadas na Cúpula da População Mundial (Cidade do México, 2000) continuou no FSM I (Porto Alegre, 2001), no I FSU (Rio de Janeiro, 2010), durante a Assembléia Mundial dos Habitantes (Dakar, 2011), o Dia Mundial do Direito do Habitat (Outubro de 2011) e Cúpula dos Povos (Rio de Janeiro, 2012) e seuirá na Assembléia Mundial dos Habitantes para o FSM 2013.

A missão dos participantes é a refundação de cidades belas e habitáveis para todos, concebidos com base na Carta Mundial do Direito à Cidade, baseadas nos direitos humanos e ambientais, e na responsabilidade dos habitantes de serem protagonistas de comunidades inclusivas: as condições essenciais para um futuro sustentável. Antes haverá um Encontro Nacional sobre Reforma Urbana e neste encontro são tirados delegados para o Fórum na Itália. Os delegados para a etapa nacional são retirados dos Encontros Estaduais como o que está acontecendo em Recife até o dia 5 de agosto.

MTST DE CARUARU – Os Sem Tetos de Caruaru foram num ônibus para Recife para participar do 6º Encontro Estadual do Movimento. O Encontro foi aberto com caminhada realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) na Avenida Agamenon Magalhães, terminando com concentração no bairro do Derby e depois seguindo em caminhada até a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A mobilização cobra moradia para as 28 mil famílias cadastradas no MTST no estado. O movimento contabiliza 48 ocupações em Pernambuco, 70% delas localizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Em Caruaru existem 4 ocupações, sendo que em uma delas as famílias já estão sendo beneficiadas por um programa de moradia via Governo Federal e Governo Municipal, uma conquista de quem luta pelo seu direito a moradia digna. A região Nordeste é a segunda com maior número de moradores em comunidades carentes, sendo a maioria destes residentes nos Estados da Bahia e Pernambuco.

COMUNICADORES ASSASSINADOS – Segundo dados da Comissão Investigadora de Atentados a Jornalistas (CIAP – sigla em espanhol) da Federação Latino-americana de Jornalistas (FELAP – sigla em espanhol) nos primeiros sete meses de 2012 foram registrados 4 desaparecimentos e homicídios de 32 jornalistas na América Latina, destas, 7 foram no Brasil.

PAI HEROI – Bem próximo ao chamado “Dia dos Pais” Daniel Oliveira, pai de César Dias de Oliveira e Ricardo Tavares da Silva foi notícia esta semana por fazer justiça investigando a o assassinato de seus filhos. Eles estavam de moto quando foram executados após abordagem policial. Na segunda-feira (31), cinco policiais militares, entre eles um sargento, foram presos acusados de terem matado os jovens. Em nota, a Corregedoria da Polícia Militar disse que os cinco policiais presos são do 14º Batalhão de Osasco (SP) e não tinham autorização para atuar na capital. Eles continuam detidos no presídio militar Romão Gomes, em São Paulo.

LEMBRANDO GONZAGÃO – “Gostaria que lembrassem que sou filho de Januário e dona Santana. Gostaria que lembrassem muito de mim; que esse sanfoneiro amou muito seu povo, o Sertão. Decantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes. Decantou os valentes, os covardes e também o amor”. (13 de dezembro de 1912 a 2 de agosto de 1989)


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro