26 de janeiro de 2014 às 01h27min - Por Mário Flávio

Quando morre um guerreiro renova-se o compromisso com a luta. Como todo grande militante revolucionário ele mantinha um misto de suavidade e firmeza. Assim como o comandante Che que sabia bem dosar o ser duro com a ternura. Militante dedicado e determinado, Bruno Maranhão nos deixa aos 74 anos.

Deixou de lado a possibilidade de usufruir da riqueza dos pais, pois era filho de usineiros, desapegando-se disso ele mergulhou numa luta heroica em defesa do homem do campo. Sua militância em partidos o levou a fundar e ser dirigente do Partido dos Trabalhadores (chegando a compor executiva nacional) e do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), vendo tombar em luta doze camaradas e quatro desaparecidos durante a ditadura militar. Liderou movimento estudantil e foi exilado político durante o regime militar.

Atuou no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e veio a liderar depois o Movimento de Libertação dos Sem-terra (MLST). O companheiro teve em seu caminhar candidaturas a prefeito do Recife e a governador de Pernambuco, sendo primeiro presidente do PT do estado. Amigo de Lula e amigo dos que permaneceram na luta pela transformação sócio-política da nação.

Em 2006 ocupou do Congresso com um grupo manifestantes, permanecendo preso por 39 dias na Penitenciária da Papuda, em Brasília. Já vinha com a saúde muito debilitada, mesmo com uma resistência de poucos, há três anos atrás sofreu trombose cerebral e após duas cirurgias superou, agora com problemas hepáticos, que evoluíram para complicações nos rins e pulmões, e terminou gerando a falência múltipla dos órgãos, que foi a causa de sua morte.

Um revolucionário firme que nos deixa fôlego renovado para continuar persistindo e acreditando na construção do Projeto Popular, enfrentando conjunturas adversas mas investindo na organização e disciplina. Caminhemos então, companheiros e companheiras, caminhemos. Há um horizonte apesar dos dias cinzentos. Companheiro Bruno Maranhão, presente! presente! presente!

*Paulo Nailson no blog Política de Aa Ze no Jornal de Caruaru a coluna Cultura e Cidadania. É responsável pelo blog presentiaonline. Atua na Cultura e no meio político.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro