11 de maio de 2012 às 14h42min - Por Mário Flávio

Há dez dias de sua prévia para eleger internamente qual melhor opção do partido para disputar a prefeitura no recife, os mais de 26 mil petistas filiados terão apenas um debate para possibilitar esclarecimentos, firmar o voto ou mudar de opção.

Muitos me perguntam o óbvio: é o PT fazendo oposição a si próprio? Qual será a reação nas urnas depois do desgaste entre os dois petistas?

A Frente Popular calcula ter no estado 18 partidos, é um agrupamento que tem sido vitorioso no processo eleitoral. Ao que tudo indica, mesmo que nem em todos os municípios esses partidos estejam juntos vai permanecer ainda assim por um bom tempo.

Há pouco mais de um mês para a realização da Convenção da Frente Popular de Pernambuco, o Partido dos Trabalhadores permanece formalmente apoiando a reeleição do pré-candidato a prefeito José Queiroz.

Mas sempre me questionam, quase todos os dias, por qual motivo ainda tem lideranças petistas, inclusive alguns destes pré-candidatos, que fazem questão de declarar publicamente descontentamento com a gestão atual e possibilidade de não compor com a mesma.

Vannúcio ex-vice que agora assume o PT vai dar que rumo ao partido? Ele é do MAIS, a mesma corrente de Louise e Elba que tem pasta no governo (Mulher). Vannúcio, escreveu há exatamente um ano no blog do Vanguarda sua avaliação da atual gestão, “fracasso em três áreas: na capacidade técnica do governo, capacidade de gestão e capacidade em comunicação”.

Mas como é isso? Havendo rompimento os petistas que tem cargos na gestão entregariam os mesmos?

TROCA DE EXECUTIVOS E A DISPUTA POR ESPAÇO

Com a mudança do título e filiação partidária de Rogério Meneses para Imaculada, a tendência que ele faz parte estaria para resolver além de seu substituto quem ela indicaria para vaga de tesoureiro, uma vez que Francis, da mesma tendência de Meneses passou a pertencer à DS, que é comandada pelo secretário de formação política Adilson Lira. Já a tendência MAIS, que agora tem a presidência, reivindica também o cargo de Adilson (DS) alegando que o acordo feito no PED 2009 que uniu as correntes MAIS e DS não estaria mais sendo cumprido e sem perspectivas de ser. Só para lembrar, o PT renova seus dirigentes em todo Brasil no início de 2012, através de processo eleitoral com seus filiados, então cada corrente movimenta-se hoje visando o amanhã que se aproxima.

A DS vem crescendo organicamente, mas dividir seus votos entre outros dois pré-candidatos que a corrente apoia além de Eduardo Guerra irá fortalecê-la?

PT e PCdoB

PCdoB já anunciou seu pré-candidato a majoritária, e o PT como se movimentará nesta nova conjuntura?

O prefeito precisa saber quem são seus aliados para o projeto que seu grupo tem para os próximos anos. E os dirigentes partidários devem ter responsabilidade em suas declarações, pois estas eleições já apontam para 2014 e sair dela já fragmentado interessa a quem?

O PDT de Queiroz é bem ajustado com o PTB de Armando Monteiro, que vislumbra o governo em 2014 e há quem diga que Eduardo (PSB), que projeta dar sua contribuição na presidência, também simpatiza com a ideia. Neste contexto Caruaru também se beneficia tendo Douglas Cintra (PTB) como suplente de senador considerando que o mandato de Senador é até 2019.

Vale a pena arriscar mexer no time titular e favorito a esta altura do campeonato?

COMISSÃO DA VERDADE

A presidenta Dilma Rousseff anunciou ontem (10) os sete integrantes da Comissão da Verdade. Os integrantes foram apresentados pelo porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann e seus nomes serão publicados hoje (11) no Diário Oficial da União. O grupo vai apurar violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar (1964-1988). Juristas, ex-ministros e intelectuais integram a Comissão da Verdade.

NEIVA MOREIRA

Registramos a morte na madrugada do dia 10, aos 94 anos, do jornalista e militante político José Guimarães Neiva Moreira. Ex-presidente do PDT, Neiva Moreira estava internado desde 31 de março por causa de uma infecção respiratória. Nascido em 1917 em Nova Iorque-MA, Neiva Moreira foi preso durante a ditadura militar e obrigado a ir para o exílio. Foi um dos fundadores do PDT — partido pelo qual se elegeu deputado federal de 1993 a 1994 e de 1997 a 2007.

PARA REFLETIR

“Como é perigoso libertar um povo que prefere a escravidão!”

(Nicolau Maquiavel)

 

Paulo Nailson é dirigente político com atuação em movimentos sociais, Membro da Articulação Agreste do Fórum de Reforma Urbana (FERU-PE) e Articulador Social do MTST. Responsável pelo site cristão Presentia. Foi dirigente no PT por mais de 10 anos. Cursa Serviço Social


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro