Opinião – O Lastimável Episódio do ‘Dr. Banana’ – por João Antonio*

Mário Flávio - 14.06.2023 às 09:15h
Foto: Divulgação

Sempre ouvimos muitos relatos de desentendimentos e agressões em diversas festas populares pelo Brasil. Não seria incomum, portanto, que no Maior São João do mundo, entupido de gente, houvesse, também, algo assim. Vídeos que circularam neste dia 13, o dia de Santo Antônio, mostram uma confusão protagonizada por um (pasmem) advogado e professor! Um profissional da justiça! Um conhecedor das leis! (bom, parece que “conhecer” não é sinônimo de “seguir”, né?).

Nosso “vilão”, segundo relatos nos vídeos e nas redes sociais, teria agredido verbalmente uma moça negra, chamando-a de “macaca”. Nem preciso me alongar muito sobre o RACISMO, que é a forma mais abjeta de preconceito que um ser humano pode demonstrar a outro. Este execrável comportamento; esta atitude deplorável; esta agressão injustificável deve ser combatida em todas as esferas, em todos os momentos e com todas as nossas forças.

Não se pode dar trégua a quem pensa e age desta forma. Nunca! Se este deprimente episódio se confirmar, o que a OAB vai fazer com um membro que demonstrou tão asqueroso comportamento? Esta instituição ilibada irá manchar seu nome mantendo-o inscrito por puro corporativismo? Esperamos, sinceramente, que não!

Quanto ao centro de toda essa celeuma: o advogado que (supostamente) proferiu tais absurdos, ao menos no meu círculo de amizades, é figurinha repetida em polêmicas! Este episódio gerou diversas reações de “ahhh, ele de novo?” seguido de “já aprontou muitas, mas racismo é a primeira vez!”.
Até saiu um “é racismo do bem, afinal, ele é de esquerda… e a esquerda comete racismo contra quem é de direita e ninguém fala nada!”. (lembram do “Capitão do Mato” que o “gentil” e “educado” Ciro Gomes exprimiu contra o vereador Fernando Holliday, de São Paulo?).

Se a moça vítima das ofensas raciais for bolsonarista, aí, então, tá tudo bem, né? É o “racismo do bem” combatendo o “bolsonarismo fascista”. (este parágrafo contém sarcasmo, ok?) É cada absurdo que a gente vê nesse mundo… se o romancista alemão Goethe estivesse vivo, provavelmente escreveria um livro! Sua obra prima! Menina, você sabe que não é macaca! Ele é que é um banana!

*João Antonio é Professor.