Opinião – Novo Cenário político em Caruaru? – por João Antonio*

Mário Flávio - 26.02.2024 às 15:57h

Um dia após a mega-manifestação promovida na Av. Paulista em torno à figura de Jair Bolsonaro, o cenário político de Caruaru sofre, por óbvio, reflexos deste evento gigantesco.

Pessoas de direita e de esquerda, apesar de suas claras discordâncias, hão de concordar que o ex-presidente é um fenômeno político. Ouso dizer que, hoje, no mundo, não há líder político que mobilize a quantidade de pessoas que ele consegue, e, em especial, de forma tão orgânica – o “boca-a-boca”.

Caruaru pode não ter percebido, mas ao redor da “força de atração” de Bolsonaro, orbitam “satélites” naturais (os verdadeiros bolsonaristas de primeira hora) e os “artificiais” (oportunistas que querem apenas se aproveitar da popularidade do “mito” para angariar alguns votos para seus pleitos eleitorais).

Sexta-feira passada, numa entrevista a uma rádio da cidade, o vereador Val Lima, eleito pelo PSL, hoje União Brasil, flertou com uma possível pré-candidatura à reeleição pelo PL, partido do ex-presidente.

Também já circulam fotos do vereador com Bolsonaro no evento de ontem, em São Paulo. Fotos que, muito provavelmente, serão utilizadas na campanha de reeleição do parlamentar de Caruaru.

Não entrarei no mérito da candidatura em tela ser (ou não ser) bolsonarista “raiz” ou “oportunista” (já expus as minhas opiniões acerca deste assunto em outras ocasiões).

A pergunta que fica é a seguinte:

COMO ficará a mente dos pré-candidatos já associados à chapa do PL ao perceberem que há um enorme risco de, no apagar das luzes, nas proximidades da efetivação da chapa, se transformarem em candidatos a CAUDA de Val?

Ajudar a eleger Silvio Nascimento (sendo cauda para ele) é uma honra que todos os verdadeiros bolsonaristas achariam válida. Silvio é RAIZ!

Porém, ter que se candidatar para eleger alguém cuja ideologia é, no mínimo, questionável. E, acreditem, EU SEI O QUE É ISSO! Meus 576 votos em 2020 ajudaram a elegê-lo!

Nada tenho contra o referido parlamentar, mas sei que ele foi empurrado, goela abaixo, nos 45 minutos do 2º tempo, à revelia de boa parte dos inscritos na chapa do PSL naquele ano, inclusive este que vos escreve.

Essa foi uma jogada benéfica ao partido e à sua direção, mas desleal e prejudicial para com toda a chapa que se formou para, como se vendia, “mudar a política de Caruaru”.

Abram o olho! A DIREITA raiz não precisa lutar se for para eleger quem não é realmente do grupo!

*João Antonio é professor e já sentiu esse tipo de facada nas costas!

Foto: Divulgação