Italiano, Natural de Busca, conheci Dom Bernardino Marchió há 15 anos atrás (quando fui Coroinha do Convento dos Capuchinhos), é o quarto Bispo da Diocese de Caruaru, por aqui passaram: Dom Paulo Hipólito de Souza Libório, Dom Augusto de Carvalho e Dom Antônio Soares Costa.
Em 2005 (há 14 anos), organizamos o I Encontro/Retiro dos Coordenadores de Coroinhas da Diocese de Caruaru. Lá contamos com dois importantes apoios, o do então Pároco do Convento, Frei França e do Bispo Dom Dino, que chegou do Vaticano e foi direto para o nosso Encontro, onde além de trazer lembranças para os participantes, fez uma importante palestra, ressaltando a necessidade da nossa relação com Deus, desde sempre, seja criança/adolescente.
A missão do Líder Religioso é algo sublime. Existem erros e também existem acertos. Pude conhecer boa parte dos avanços que Dom Dino organizou, planejou, articulou e executou em nossa Diocese. Um legado que merece nossos aplausos, e mais, nosso reconhecimento. Toda a história irá comprovar isso. Figura simples, sem protocolos, se tornou um nordestino cabra da peste muito rápido. Fruto do calor humano dessa gente hospitaleira.
Com seu jeito elétrico, que não pára um minuto, depositou todas suas energias dos últimos 16 anos a essa circunscrição de cerca de 20 municípios. E algo também que merece nosso registro: a Escolha de Dom Dino para morar em Caruaru. Essa Cidade nunca abandona ou deixa pra trás alguém que é seu filho, que foi o que Bernardino se tornou, e, de carteirinha.
Dom Dino, Obrigado por ter emprestado a sua capacidade humana, social e espiritual a nossa Caruaru! Bendita seja a Diocese que pode ter Bernardino como seu Bispo Emérito! Vida longa! Permanecemos seguindo seu Lema: Sempre, alegres na Esperança! #DioceseDeCaruaru #DomDino
*Raffiê Dellon é Administrador