6 de maio de 2013 às 08h25min - Por Mário Flávio

O Partido Social Democrático parece já começar a dar suas caras junto à juventude do país, a pesar de sua fundação ser muito recente, em quase dois anos a legenda já apresenta pelos Brasil de norte a sul, exemplos e sinais concretos de jovens pessedistas envolvidos com as causas do segmento juvenil no Brasil. O PSD esta presente hoje com diretórios em 23 estados da federação, 10 destes estados já contam diretórios estaduais de juventude incluindo Pernambuco.

O primeiro dos estados à estrutura PSD Jovem Estadual foi Santa Catarina, o segundo o estado do Piauí, logo depois vieram a Bahia, Pernambuco, Mato Grosso que teve seu trabalho com a juventude elogiado por Gilberto Kassab, Presidente Nacional do PSD. E também na mesma ordem Goiás, mais recentemente Rio Grande do Norte e outros. Acompanhando esse crescimento foram fundados núcleos jovens do partido em milhares de cidades brasileiras, aqui em Pernambuco, por exemplo, Recife, Caruaru, Toritama, Limoeiro, Santa Cruz, Vitória de Santo Antão, Orobó, Goiana, e muitas outras cidades têm PSD Jovem constituídos. O PSD Jovem cresce no Estado de Pernambuco, da mesma forma que o partido cresceu na ultima eleição, contabilizando 21 prefeituras, 20 vice-prefeitos, e mais de 200 vereadores eleitos, além de 5 deputados estaduais filiados a legenda.

Lentamente crescem o numero de Militantes do PSD Jovem que se mostram envolvidos com organizações, entidades e agremiações de representação juvenil pelo país, cito alguns exemplos de militantes jovens do partido.

Atualmente o Conselho Regional dos Estudantes de Minas Gerais, Goiás e do Distrito Federal da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da Associação Nacional dos Pós–Graduandos (ANPG), é presidido pelo jovem pessedista Matheus Vasconcelos, que também é vice-presidente do PSD Jovem de Goiás e na cidade de Cristalina/GO dirige a União de Estudantes da cidade.

O PSD também conta com representação no Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Juventude (Forjuve) que é atualmente dirigido pela deputada pernambucana Raquel Lyra, e em sua composição tem como vice-presidente Região Sul do FORJUVE, Alan Schoeninger que além de Coordenador da Juventude do Governo de SC é Presidente do PSD Jovem de Santa Catarina. Ainda no mesmo estado, temos Arão Josino que além de secretário da Juventude do PSD de Santa Catarina é diretor de Cultura da UCE (União Catarinense dos Estudantes).

No Nordeste, não é diferente o envolvimento de pessedistas com órgãos de representação estudantil. No ano passado quando o vice-governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria, criou o PSD Jovem Estadual ele confiou o setor ao estudante de Direito Tony Robson que é Presidente do Diretório Central dos Estudantes Emmanuel Bezerra dos Santos (DCE) da Universidade Potiguar no RN. Em Pernambuco, só na cidade de Caruaru no Agreste o PSD possui militantes presentes no Centro Acadêmico de História da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru e no Centro Acadêmico de Economia da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste, órgãos de representação estudantil, dirigidas pelos pessedistas John Silva e Thiago Gomes.

Em 8 de março deste ano, Georgiano Neto que é presidente do PSD Jovem Piauí foi entrevistado por blog político piauiense, a ele foi endereçado a seguinte pergunta: “Por que os jovens devem escolher o PSD para se filiarem?”. E de prontidão o pessedista respondeu: “Além de ser um partido novo, é um partido que não tem vícios. Nas eleições de 2012 foi o partido que obteve o melhor aproveitamento. Em torno de 48% dos candidatos foram eleitos. Isto mostra a credibilidade que o partido tem obtido perante a opinião publica”. Sua resposta leva-nos uma reflexão útil sobre o processo de participação dos jovens na política e também nos direciona a outra pergunta, “como a renovação da política a nível local, estadual e federal, se tornará realidade?”.

A Juventude do Partido Social Democrático acredita que essa renovação é crucial para o futuro da política brasileira e dos destinos da nação, e para que esta renovação torne-se realidade, achamos mais que necessidade que jovens de toda parte do Brasil ingressem em nosso partido, conheçam nossas diretrizes, nossas causas entre as quais estão: Voto distrital, Constituinte em 2014, Reforma Tributária e revisão do Pacto Federativo, Sustentabilidade, Inovação tecnológica, Descentralização do Estado, Livre comércio, transição de políticas assistencialista para políticas afirmativas, sem contar com as propostas na área de Saúde, Educação, Segurança, Economia que tem sido levantas pelo “Espaço Democrático”, fundação responsável pela elaboração de estudos e formação política do PSD, a fundação é responsável pela realizam de seminários em todo o País para estabelecer, na prática, uma das principais marcas do partido a construção de propostas junto a população e todos os setores da sociedade, já que segundo Domingos Afif, vice-governador de São Paulo e coordenador do projeto “Espaço Democrático”: “Os partidos no Brasil funcionam de uma forma elitista. As cúpulas tomam decisões e as bases apenas cumprem ordens. O PSD não vai cair nessa armadilha. A ideia é debater e construir juntos”.

É na esperança de debater junto com juventude os problemas que atrasam o Brasil e as prováveis alternativas que o Partido Social Democrático têm buscado jovens que desejam ocupar espaço na vida pública do Brasil, seja em sua cidade ou estado, que destaquem-se por seu espírito de que podemos juntos construir um país melhor socialmente, economicamente e politicamente. Enfim, jovens que contribuam para com a elaboração do programa partidário e venham na prática fazer uma nova política, e em novo espaço de jovens que é a JPSD!

*John Silva é Graduando em História, membro do PSD Jovem de Caruaru/PE, presidente do Centro Acadêmico de História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru – FAFICA. É também membro-representante do PSD na Frente Popular Jovem de Caruaru.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro