Sou professor desde 1995, transitei por diversas escolas públicas e privadas, confessionais e leigas, dos níveis fundamental ao superior. E ao longo de todo este tempo, vi escolas que tinham compromisso com a educação e com o alunado. E outras, que só se preocupavam em tirar mais dinheiro das famílias, de todas as formas possíveis, ou simplesmente causar em redes sociais. Algumas delas, com cobranças desumanas e desproporcionais sobre o alunado. Buscando com isso, ostentarem as aprovações sem preocupação nenhuma com a saúde mental dos educandos.
Ao longo desse tempo, poucas escolas me marcaram, e me fizeram sentir que estava, efetivamente, sendo um educador. Colaborando com o desenvolvimento o intelectual, profissional, social e principalmente com a formação de cidadãos. O Salesianas de Gravatá, o Montessori em Caruaruu, e hoje, o IFPE/Caruaru!
O IFPE/Caruaru tem 14 anos de história na cidade, e faço parte dele há 13 anos. Nesse tempo testemunhei inúmeros debates e reuniões onde sempre, repito sempre, o objetivo foi o bem estar e o êxito dos alunos. Tendo como guia ver o aluno de forma holística e observando a realidade em que o mesmo está inserido.
Digo sempre que o IFPE/Caruaru, é um grande desconhecido na região, pois como não dispomos de verba para publicidade, a grande maioria das pessoas não nos conhece, nem as nossas contribuições a Caruaru e região. Dependemos muito do boca a boca para divulgar algo.
Temos, frequentemente alunos, vencendo e sendo premiados nas etapas nacionais de diversas Olímpiadas do Conhecimento ou em competições técnicas, tais como: astronomia, matemática, história, geografia, automobilísticas, robótica e engenharia reversa.
A minha certeza em afirmar a qualidade do trabalho desenvolvido pelo IFPE/Caruaru, não se baseia apenas em aspectos subjetivos. Baseio-me também em dados objetivos para fazer tal afirmação. Um deles são os dados do ENEM 2023, processados pela Consultoria AIO, onde tivemos a média geral de 638.9, a escola que ficou em primeiro lugar tirou: 654,1.
E além desses dados também elenco:
- Temos um corpo docente de mestres e doutores tanto nas disciplinas da formação geral quanto nas áreas técnicas.
- O IFPE/caruaru é a Sétima melhor escola pública de Pernambuco, a terceira do interior e a melhor de Caruaru. No estado ficamos atrás apenas das escolas de aplicação da UFPE, UPE e do Colégio Militar. Nas escolas públicas de ensino médio da cidade, sejam de referência ou ETES temos uma diferença de 38 pontos para a que está em segundo lugar.
- Na classificação geral das escolas públicas e privadas de Caruaru estamos virtualmente empatados com o colégio que está em terceiro lugar, com uma diferença de apenas 0,1. Eles obtiveram nota 639,0 e nós 638,9.
- No ano passado tivemos aprovações via SISU: para cursos de Direito, Arquitetura, História, Ciência da Computação, Medicina, Química, Física, Engenharias na: UPE, UFPE, UFPB, USP e UNICAMP.
- Alcançamos esses resultados mesmo sem ensinar usando o ENEM como meta. Miramos na aprendizagem e do domínio de habilidades e competências. O desempenho no ENEM é consequência e não meta. Nossos alunos não tem dificuldades em adaptar-se ao ensino superior. Ao longo do curso incentivamos a sua autonomia intelectual e individual. Não pressionamos ou jogamos um peso em demasia em nosso alunado.
- 60% das nossas vagas são destinados a alunos cotistas: PPI, egressos de escolas públicas e renda, e são esses em sua maioria que conquistam esses resultados e são destaques. Vários deles, oriundos de escola publica aplicaram para faculdades e universidades nos EUA e foram selecionados.
- Oferecemos cursos de extensão, nivelamento, visitas técnicas e atividades sem nenhum custo adicional. Mesmos com as limitações orçamentárias impostas nos últimos anos, oferecemos bolsas para iniciação científica, e manutenção estudantil e custeamos a participação do alunado em eventos acadêmicos.
Alcançamos esses resultados mesmo com o congelamento do orçamento, recebemos hoje menos do que recebíamos em 2015: para custeio, investimento e assistência estudantil. Temos falhas e limitações, como toda instituição humana, mas acertamos mais do erramos. Confio tanto na instituição, que minha filha estuda lá. E é gratificante ver o seu desenvolvimento intelectual e social, frutos de uma instituição que prioriza o pensar e o ser. Estimulando-a a pensar e não decorar, a interpretação e não simplesmente acreditar. Permitindo-a sair da bolha em que ela vive, e a conviver com indivíduos das mais diversas realidades, com diferentes visões de mundo, tendo contato com a diversidade da sociedade local.
Espero que esse seja apenas o começo da nossa história em Caruaru, e que possamos cada vez cumprir a nossa missão com uma educação: pública, gratuita, de qualidade e inclusiva.