24 de dezembro de 2011 às 18h31min - Por Mário Flávio

Calma! Eu sei que 10 entre 10 pessoas não aguentam mais esta música no mês de dezembro e não serei eu que vou fazer você escutá-la (ou melhor, lê-la!) mais uma vez por aqui. O caso é o seguinte… você já parou pra pensar no sentido do natal em épocas de revolução tecnológica e redes sociais?!
Pra começar, ninguém passa mais a data sozinho! O Facebook e o Twitter estão aí pra te fazer companhia. Você enfrentou filas quilométricas no shopping, pegou trânsito muito pior que o de costume e ouviu ”Então é Natal” até não poder mais. Caro leitor, você não está sozinho: posts bem-humorados (e mal) no Twitter servem de desabafo e até fazem piadas sobre a data especial. E nem Papai Noel é poupado…

Para os que já se sentem deprimidos nesta época de festas de fim de ano, esta atmosfera pode agravar ainda mais a tristeza. Até porque estamos mesmo mais tristes, é o que diz a pesquisa realizada pela equipe do matemático Peter Dodds, da Universidade de Vermont. Em 36 meses, eles reuniram mais de 46 bilhões de palavras escritas na rede por 63 milhões de usuários em todo o mundo. Realmente, o Twitter e as redes sociais viraram um muro de lamentações: o que mais se vê são pessoas reclamando – do calor, do frio, da chuva, da falta de grana, do trânsito, do tédio e por aí vai.

Mas nem só de lamentação vive o homem… as redes sociais também aproximam a gente das pessoas que a gente gosta e que por algum motivo vai celebrar a noite de natal distante. Esses dias, vi um vídeo bem interessante e que combina bem com o dia de hoje. Ele mostra a criatividade de alguns usuários da Internet que imaginaram como seria o uso das Redes Sociais caso elas já existissem em tempos bíblicos!

Que papai Noel nos traga, neste Natal, mais alegrias e coisas positivas, empolgantes, incríveis, muitos ‘likes”, “shares”, “RT’s”, menções e aquela “DM” que você tanto espera. Feliz Natal!

*Conceição Ricarte é jornalista, com pós graduação em Assessoria de Imprensa, é produtora da Rádio Globo FM, analista de social media e apaixonada por internet e tecnologia.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro