24 de agosto de 2013 às 16h25min - Por Mário Flávio

Apesar de não associar a pauta principal do encontro ao lançamento de sua pré-candidatura ao governo do estado, o senador Armando Monteiro vai sim ter um termômetro dia 30 quando estiver em Caruaru. Dependendo da representatividade política regional presente e também das lideranças do município teremos um norte a respeito disso.

Armando soube muito bem como construir este processo. Olhando para trás, na construção de sua candidatura em 2010, o PTB trabalhou alinhado ao PSB e o PT. Nesse tempo não se distanciou nem de um nem do outro.

No presente permanece se articulando com esse equilíbrio de força enquanto reúne forças para seu campo. O almoço entre o petebista e os petistas João Paulo e Humberto Costa na semana passada teve tempo o bastante para tratarem de conjuntura política, embora não confirmem isso a imprensa em relação a candidatura. Da parte do PT o PTB teve a indicação recentemente da presidência do Banco do Brasil.

As expectativas são de que Monteiro é candidato com ou sem apoio do PT. Caso Eduardo não saia candidato e apóie Dilma ou se Eduardo confirma sua candidatura Armando poderia ter o apoio do PT nacional.

ATRAINDO DIRIGENTES DA ESQUERDA SOCIALISTA

O PTB teve também recentemente a filiação em seus quadros do ex-petista e vereador por Recife Josenildo. Militante histórico do PT, 26 anos de partido, com forte atuação em movimentos sociais e movimentos populares ligados à educação, juventude, esportes e a ala progressista da igreja Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), da coordenação da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife/Regional NE 2 da CNBB. Também fundou o Conselho de Moradores do Morro da Conceição e da Federação das Associações de Casa Amarela (FEACA). É Funcionário Público estadual há quase vinte e oito anos e também fundou e presidiu o Sindicato dos Servidores Públicos Civis de Pernambuco (SINDSERPE).

No Legislativo de Recife determinou o fim do nepotismo e do jeton, a redução do recesso legislativo, a modernização da TV Câmara e a criação do Parlamento Comum da Região Metropolitana do Recife. Esse fato certamente terá um desdobramento bem maior e influenciará bem mais do que muita gente imagina.

O PETISTA SE ENDIREITOU?

É conveniente ficar numa legenda conhecida como sendo de esquerda e que você não consegue viver mais o que acredita ou sair para outra tida como centro, e te dar condições de ampliar o teu campo de atuação de luta? O afastamento do partido de bandeiras históricas teria decepcionado o militante ou a possibilidade de permanecer se articulando em prol daquilo em que ele dedicou sua vida o teria levado a nova legenda?

O que vale mais: permanecer sufocado e em constantes intrigas se degradando mutuamente ou experimentar um novo campo de atuação sem perder princípios? A frase de Marcelo Mário Melo no programa Conteúdo desta sexta ao comentar sobre ser esquerda hoje deveria nos fazer refletir: “O que caracteriza a esquerda é o alargamento dos espaços econômicos, políticos e sociais”.

DOUGLAS CINTRA

O evento dia 30 reunirá muitas outras lideranças e militantes do PTB e muitos dirigente e parlamentares simpatizantes deste campo, que em nossa cidade é presidido por Marcos Casé e tem no suplente do senador Armando o influente Douglas Cintra, que está organizando o encontro que contará também com lideranças do interior do estado quase 300 vereadores eleitos na região pela legenda.

E LÁ NA CÂMARA MUNICIPAL

Sair meia noite de uma reunião do Legislativo deveria ser evitado pelos edis. Na reunião da última quinta-feira, por causa do tempo dedicado as justificativas do comandante do 4ºBPM sobre o índice de violência no município a reunião ordinária só começou após 22 horas, se prolongando de forma cansativa até às 24. A população que encheu a galeria foi diminuindo no “avançar da hora”, até por questões de segurança.

PARA REFLETIR

“Direitista visceral e esquerdista fanático – os dois são perfeitos idiotas. O direitista padece da doença senil do capitalismo e o esquerdista, como afirmou Lênin, da doença infantil do comunismo”. Frei Betto


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro