Opinião – Desrespeito com a memória de Luiz Gonzaga – por Herlon Cavalcanti*

Mário Flávio - 22.12.2014 às 07:16h

No dia 13 de dezembro, dia de celebração católica, dia de Santa Luzia e data que chegou ao mundo em 1912, Luiz Gonzaga do Nascimento, na cidade de Exu, Sertão de Pernambuco, um menino negro, franzino, filho de agricultores que ganhou o mundo com sua sanfona, sua voz de taboca e sua musica que colocou o nordeste no cenário nacional, com suas belas canções. Luiz Gonzaga, através da sua obra, cantou os animais, os mitos, as riquezas culturais, os heróis, a feira, os costumes, as tradições, a seca e os problemas do nordeste para o mundo. Gonzaga foi um artista diferenciado, um homem encantador que marcou sua passagem nessa terra cantando a vida e seus desafios.

Caruaru sem dúvida ganhou projeção nacional e até o “titulo” de Capital do forró, graças à competência de muitos artistas e promoventes da cultura popular, mais principalmente a obra e o talento de Luiz Gonzaga que amou essa terra, que cantou e decantou nossa cidade através das obras dos compositores locais, gente como Onildo Almeida, Janduhy Finizola e Nelson Barbalho.
Gonzaga o Rei do Forró, Gonzaga o Rei do baião, Gonzaga o velho ‘Lua,’ Luiz Gonzaga Cidadão de Caruaru, Luiz Gonzaga do Nascimento o homem fonte de inspiração para poetas, cordelistas, escritores, cineastas, fotógrafos, historiadores, memorista, Luiz Gonzaga que seja eterno enquanto. Hoje a realidade sem Gonzagão é um forró sem luz e sem cor. Gonzaga faz muita falta para a música popular Brasileira.

Em 2014 comemoramos 102 anos, do nascimento de Luiz Gonzaga. Nessa data pude observar que em varias cidades do Brasil reverenciaram sua obra com shows, espetáculos teatrais, exibição de filmes, lançamento de livros, recitais poéticos, documentários, exposições fotográficas, encontros, palestras, entre outras ações culturais. E o que dizer de Caruaru? O que fez a “capital do forro” por Gonzagão nessa data? Confesso que amnesia cultural por aqui é grande, é vexatória, uma verdadeira incompetência pública em tempo integral. A não ser a homenagem que o radialista Agenor Farias com o seu programa ‘A feira de Caruaru’ fez e faz sempre aos sábados na Radio Cultura AM, há mais de 50 anos no ar, como também o programa Sábado Cultural apresentado por mim e o professor Urbano que desde 2007 apresentamos um quadro Gonzagão e seus convidados. Outra ação, foi a caminhada realizada por alguns artistas, saindo da estatua do pátio até o largo da estação. Graças a essas ações isoladas não passamos em branco.

Ações essas que precisam ser ampliadas em nome da arte e da memorias de Luiz Gonzaga e de tantos outros Mestres locais que permanecem vivendo isolados e sem valorização. Sinceramente não consigo entender a falta de compromisso do poder público com o maior artista do nordeste de todos os tempos Luiz Gonzaga, não é picuinha minha não, a gente vive batendo no peito dizendo: “CARUARU É A CAPITAL DO FORRÓ”!

É preciso abrir os olhos pra essa falta de compromisso e enxergar um futuro que depende exclusivamente de nós. Mudar esse quadro e sonhar com valorização e respeito com a história de tantos outros homens e mulheres que fizeram de suas vidas, uma verdadeira entrega de amor e arte a história e a memoria por Caruaru.