5 de janeiro de 2012 às 14h42min - Por Mário Flávio

Antes mesmo de entrarmos no ano eleitoral os agrestinenses já vinham respirando política nos quatro cantos da cidade. A disputa pela prefeitura promete ser uma das mais acirradas dos últimos tempos na Terra do Chocalho, como é conhecida a cidade; de um lado temos a atual prefeita Carmen Miriam (PT) tentando a reeleição, do outro o empresário e vice-prefeito Thiago Nunes (PDT), que rompeu com ela no início do mandato por não concordar com certas atitudes tomadas por parte da petista. Thiago conta com o apoio do ex-prefeito da cidade Josué Mendes (PTB), e a prefeita promete ir atrás do apoio do Governador Eduardo Campos através de João Lyra, vice-governador.

Não é só a prefeitura que promete ser disputada voto a voto, a briga por uma cadeira na Câmara de Vereadores também promete ser tensa. Pesquisas encomendadas pelo Palácio revelam que dos atuais nove edis, apenas três se reelegeriam com facilidade, os vereadores Zito da Barra (PTB) e Gordo (PP) pela oposição e a vereadora Sheyla pela situação Portanto em 2013 aquela Casa pode estar de cara nova; nomes como das pré-candidatas Valéria e Ozimar, dos pré-candidatos Amaro de Santa Teresa, Roberval Maciel, Sinval Monteiro e Gercino Quinzinho lideraram a pesquisa realizada pelo Instituto.

O atual Presidente daquela Casa e vereador mais votado de todos os tempos no último pleito, Paulo Sargento, é um dos que pode ficar fora da disputa por ter rompido com o grupo da atual prefeita. Seus cabos eleitorais, da última eleição, prometem votar em peso na secretária Valéria, ela também “puxa” bastante voto dos atuais vereadores Ivan Véras (PT) e Severino Romão (PSB), tanto é que na pesquisa ela apareceu disparada em relação aos seus concorrentes e pode ser a mais bem votada da história do município, repetindo o feito por Sargento em 2008.

Já Severino Romão é um dos que pode estar abandonando a cadeira depois de cinco mandatos. Em Vila Barra do Chata, onde ele agarinha a maioria dos seus votos, seu companheiro de grupo e pré-candidato Amaro de Santa Teresa vai entrar na disputa, e no Sítio Variante, o mesmo tem pela frente Roseno do Ônibus. Falando na Vila Santa Teresa, um que mal esquentou a cadeira e deve abandonar a Câmara é o vereador Edinho de Santa Teresa, que perde bastante voto com a entrada de sue conterrâneo Amaro do Chocalho.

Como se pode ver os nomes estão aparecendo e a corrida para a Câmara promete. Esperar para ver.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro