7 de março de 2013 às 09h25min - Por Mário Flávio

20130306-231448.jpg

Mais uma vez, a realidade é mais forte que o discurso isento de verdade do prefeito Zé Queiroz, em relação à educação no nosso município. Causou-me imensa tristeza, ao ver domingo (03) Caruaru em destaque no Jornal Diário de Pernambuco com o pior IDEB do país do ensino Fundamental 2, entre os municípios com mais de 200 mil habitantes. Os péssimos números da educação provam que o discurso do prefeito Zé Queiroz falta com a verdade.

O prefeito tenta sistematicamente, esconder a realidade da educação em Caruaru, querendo jogar a culpa da ineficiência dessa gestão na gestão anterior, como é de costume. O Secretario de Educação, pode ter até esquecido que o prefeito Zé Queiroz foi eleito em 2008 e reeleito em 2012, e que a culpa desse péssimo resultado do IDEB, é da gestão Zé Queiroz sim, pois o levantamento é de 2011, e esse mesmo levantamento aponta ainda um dado preocupante, que diz respeito ao ensino fundamental 1, do 1º ao 5º ano, que tem registrado quedas significativas ao longo dos anos e passou de 108%, na avaliação de 2007, para 104% na avaliação de 2011.

De acordo com o Tribunal de Conta do Estado, foi constatado a não aplicação do percentual mínimo, determinado pelo Ministério da Educação, e o percentual atingido foi de 19,85% da receita municipal. Caruaru recebeu do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, R$: 19.631.320,00 (dezenove milhões, seissentos e trinta e um mil e trezentos e vinte reais) em 2012.

Está mais que provado, quanto mais o prefeito diz que faz uma gestão moderna, assistimos de perto o desmantelo gerencial na Prefeitura de Caruaru. Diferente do que pensa e diz o Secretário de Educação, “a terra de Vitalino” não teve evolução na Educação nos últimos anos. Estamos vivendo uma crise no meio educacional em Caruaru, essa Casa Legislativa não pode fica parada quanto a isso. Não podemos ficar quietos, assistindo o declínio da Educação no nosso município. Trago esses dados hoje, triste, pois estamos tratando de futuros médicos, professores, policiais, engenheiros, arquitetos, enfim, estamos tratando do futuro da nossa cidade e do nosso país.

*Eduardo Cantarelli é vereador de Caruaru


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro