3 de outubro de 2012 às 09h14min - Por Mário Flávio

A eleição em Olinda promete ser uma das mais acirradas de Pernambuco. Na segunda rodada de pesquisas do Ipespe divulgada pelo Acerto de Contas, esta é a terceira vez que os dois principais candidatos, Izabel Urquiza e Renildo Calheiros aparecem tecnicamente empatados. Em relação à pesquisa anterior, os dois candidatos oscilaram positivamente. Izabel tinha 30% e agora aparece com 33% e Renildo tinha 30% e agora aparece com 32%.

Os dados da pesquisa Ipespe são os seguintes, na pergunta estimulada. Izabel – 33% (tinha 30%), Renildo – 32% (tinha 30%); Armando Sergio – 6% (tinha 7%); Ediel Romão – 1% (não pontuou na pesquisa passada) Brancos/Nulos – 17%. Não sabe/Não respondeu 11%

Já na espontânea, a disputa permanece apertadíssima: Os dados da pesquisa Ipespe são os seguintes, na pergunta estimulada. Izabel – 28% (tinha 25%); Renildo – 26% (tinha 25%); Armando Sergio – 5% (tinha 5%); Ediel Romão – 1% (não pontuou na pesquisa passada); Brancos/Nulos – 17%; Não sabe/Não respondeu 24%

Na projeção de 2ºturno, Izabel aparece com 40% (tinha 39%) e Renildo com 37% (tinha 34%). Em relação à rejeição, Renildo tem 51% e Izabel aparece com 46%. A verdade é que a eleição deve ser muito disputada, com grande probabilidade de segundo turno. Mas a vitória de qualquer candidato no 1ºturno não seria surpresa, já que a soma dos demais candidatos representa apenas 7%.

Em resumo: se uma onda de mudança ganhar o fim de semana, Izabel ganha. Se o peso da estrutura e da articulação da atual gestão tomar fôlego, Renildo pode ganhar. Mas uma coisa é muito provável: em relação aos votos válidos, os dois candidatos deverão aparecer com no mínimo 40% dos votos no domingo. A pesquisa do Ipespe foi registrada sob o protocolo TRE-PE 00225/2012, com 800 entrevistados nos dias 29 e 30 de outubro e margem de erro de 3,5%.

Agora pela manhã, o Diário de Pernambuco e a Folha de Pernambuco também trazem pesquisas sobre Olinda, contratados junto ao Diário Data e Exatta.
Os resultados divergem com o do Ipespe, e também divergem entre si. Mas ao contrário do Ipespe, em ambos Renildo coloca 8 pontos à frente, apesar de pontuações diferentes.
No Diário, o percentual de Izabel fica o mesmo do Ipespe, mas o de Renildo é maior que o Ipespe. Já na Exatta, Renildo apresenta o mesmo que o Ipespe, mas Izabel fica com 7 pontos a menos do que o resultado da pesquisa Ipespe/Acerto de Contas. Os resultados são os seguintes: Renildo Calheiros (Diário: 40%, Exatta/Folha: 34%); Izabel Urquiza (Diário: 32%, Exatta/Folha: 26%); Armando Sergio (Diário: 5%, Exatta/Folha: 6%); Ediel Romão (Diário: 1%, Exatta/Folha: 1%).
Esta é a primeira pesquisa do Diário. A Exatta/Folha tinha apresentado pesquisa 40 dias atrás, onde Renildo aparecia com 34% e Izabel com 11%.
Das pesquisas registradas, falta apenas a do Instituto Opinião, contratada pelo Blog do Magno. Logo que ele publicar eu divulgo no Acerto de Contas.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro