OAB Caruaru se mobiliza para manter horário dos foros na cidade

Mário Flávio - 04.04.2013 às 12:25h

20130404-115836.jpg

A Diretoria da OAB Caruaru se mobilizou diante da decisão do Tribunal da Justiça de Pernambuco que estabelece que o novo horário de funcionamento dos foros das comarcas do interior será das 8h às 14h. A subseção consultou previamente os advogados inscritos através de uma pesquisa realizada entre os dias 1º e 5 de fevereiro para que eles escolhessem o horário de funcionamento que melhor favorecesse a prestação jurisdicional. Dos mais de mil advogados inscritos na ordem, 89% responderam a pesquisa e o resultado foi: 4,62% responderam que o ideal seria de 8h às 12h, 24,61% prefere das 12h às 18h e a maioria dos advogados, 70,77% optaram que o melhor horário seria o já existente, das 9h às 18h.

Com base no resultado desta pesquisa, a OAB Caruaru encaminhou a solicitação ao diretor do Fórum Demóstenes Batista Veras, Dr. Gleydson de Lima, para que em Caruaru continue funcionando no mesmo horário ou no período da tarde. Na Resolução de nº 350 do TJPE, fica claro que a reivindicação levada pela OAB Caruaru é uma situação especial: “Nas comarcas do interior do Estado o expediente normal, no foro judicial, será das 8 (oito) às 14 (quatorze) horas, salvo situação especial justificada pelo Juiz Diretor do Foro e autorizada pelo Conselho da Magistratura.” A mesma reivindicação também foi levada em audiência, realizada no último dia 26 com o presidente do TJPE, Desembargador Jovaldo Nunes Gomes.

Segundo o presidente da OAB Caruaru, Almério Abílio, a negociação é possível “Estamos lutando pela decisão da classe advocatícia. Acreditamos que estamos buscando os caminhos certos para que nossa reivindicação seja atendida”.