“O telhado de vidro de Raquel Lyra é grande”, diz José Queiroz

Mário Flávio - 11.03.2022 às 17:17h

O deputado estadual José Queiroz (PDT), criticou, nesta sexta-feira (11), a falta de diálogo da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), com os vereadores, que representam diretamente a população. Segundo ele, fontes seguras do Palácio das Princesas disse que a prefeita, que tinha 20 vereadores na sua base, corre o risco de perder não apenas cinco, mas 10 aliados. Somente neste mês, segundo Queiroz, Raquel seria derrotada duas vezes no Legislativo. Seja por causa de um projeto com reajuste muito baixo para os professores, de 10,16%, como por uma proposta de criar 139 cargos comissionados quase às vésperas das eleições.

Segundo Queiroz, as pesquisas mostram que Raquel é favorita porque a população do Estado ainda não a conhece como gestora. “O governo do Estado vai oferecer um reajuste de 35% aos professores e a prefeita de Caruaru enviou uma proposta oferecendo 10,16%, mas retirou de pauta, porque sabia que ia perder. Raquel falha no diálogo político e na gestão, o telhado de vidro de Raquel é grande”.

Para Queiroz, a falta de habilidade política tem sido tão visível que a prefeita, ao mesmo tempo que oferece um baixo reajuste para os professores, solicita o aumento de cargos comissionados. “A matéria foi retirada de pauta porque ela também ia sofrer uma derrota na Câmara dos Vereadores de 13 a 10”, declarou.

José Queiroz lembrou que Raquel Lyra está sem líder de governo há 15 meses, ou seja, pouco mais de um ano. “Esse gesto fala por si e mostra a falta de respeito pelo Poder Legislativo, a falta de atenção. Então, eu faço uma pergunta: se, hipoteticamente, ela fosse eleita como governadora, como seria o diálogo com os deputados estaduais? E com os eleitores, num momento de tanta diversidade, de tantos pensamentos contrários? Ela não consegue lidar com a Câmara, tem dificuldade de relacionamento com a imprensa e no trato pessoal com as pessoas. Dá para ficar à frente de um projeto para o governo do Estado?”