7 de fevereiro de 2014 às 00h00min - Por Mário Flávio

20140206-235828.jpg

Nos últimos dias o PDT voltou a figurar no estado como um partido que vai ter importância na sucessão para governador. O senador Armando Monteiro foi até Brasília e participou de uma longa conversa com Carlos Lupi, que comanda a legenda nacionalmente. Ofereceu uma vaga na majoritária, que pode ser a vaga de vice ou até mesmo no senado. O gesto revela alguns detalhes que ficaram implícitos para muitos.

O primeiro é que o prefeito de Caruaru, Zé Queiroz, presidente do PDT em Pernambuco deve ter tido conhecimento sobre o encontro antes dele ser realizado. Com toda experiência que tem, Armando não iria passar por cima de Queiroz e ir direto a Lupi. O segundo aspecto é a valorização do passe do PDT. Com o interesse do PTB e do próprio PSB, o presidente da legenda no estado, vai ter paciência para melhor enquadrar os candidatos da legenda nas chapas e aumentar o poder de fogo do partido em Pernambuco. Dependendo da situação, ele ainda acalma os ânimos do rebelde Paulo Rubem Santiago e pode ainda conseguir novos espaços para Wolney.

A ida para o palanque do PTB ainda agradaria o aliado Douglas Cintra, que é suplente de senador de Armando Monteiro. No palanque do PSB o PDT talvez não tenha o espaço na majoritária, mas fica difícil dizer não a Eduardo Campos, principalmente após o que o socialista fez na campanha de prefeito de 2012, quando priorizou Caruaru e deu uma baita força para a reeleição do pedetista. Indo nesse caminho, Queiroz ainda agradaria ao presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa, fiel escudeiro de Eduardo Campos.

Queiroz deve aguardar mais um pouco para tomar a decisão, mas encontra- se entre a cruz e a espada. Queria apoiar os dois, está valorizado, o PDT em alta e vai ter que tomar uma decisão e subir num palanque.

REELEIÇÃO – Mesmo tendo o nome cotado para ser o indicado na chapa de vice, o deputado federal Wolney Queiroz quer mesmo disputar a reeleição para a Câmara. O executivo ainda não é a praia do deputado, que gosta da função e do trâmite entre Caruaru e Brasília. Ele cede tranquilamente a vaga para Paulo Rubem.

LÍNGUA AFIADA – O vereador Jajá não quer mais saber de ficar em silêncio e após detonar o líder do governo Ricardo Liberato no programa Conteúdo, foi buscar espaço na mídia do Recife. Concedeu entrevistas na TV Clube e Jornal Folha de Pernambuco. Ele diz que cansou de ficar levando porrada e vai para o front.

NEUTRO – Alguns vereadores chamam atenção por não fazer muita questão de ficar em bancada de situação ou situação. Dos novatos, o Pastor Carlos Santos (PRB) se posicionou e se declarou independente. “Não fui chamado nem para a situação e nem para a oposição”, disse ele na Tribuna da Câmara.

SERÁ POSSÍVEL? – Mal começou o ano letivo e os alunos da escola Altair Porto irão ficar sem aulas entre os dias 10 e 14. O motivo é que a escola será palco da Formação de Professores dos 1º e 2º anos, que tem como principal objetivo refletir, propor políticas e delinear ações para melhorar ainda mais o ensino no município. A secretaria de Educação garante que o conteúdo será reposto, mas que a data é péssima, isso é! Vai entender.

PROVOCADOR – Pelo facebook um perfil do prefeito de Agrestina, Thiago Nunes, e do vice Josué Mendes, provocou a deputada estadual Raquel Lyra. Ele achava que uma postagem desse blogueiro fazia referência a socialista e não perdeu tempo: “Os agrestinenses estão esperando pra dá-lhe uma lapada nas urnas”. Não se sabe se o perfil é oficial, mas conta com a foto de ambos. Sim e a Raquel em questão era a jornalista do SBT.

LEILÃO – O presidente Leonardo Chaves declarou que serão leiloados os automóveis oficiais da Câmara Municipal de Caruaru. “Já encaminhamos para os setores competentes as providências para que sejam leiloados dois Corolas, um Gol e um Fiat Uno. Vamos deixar apenas a van que usamos para as necessidades de visitas técnicas dos vereadores”, frisou o presidente. A questão envolvendo a multa deve ter pesado na decisão do presidente.

IDOSOS – A deputada Terezinha Nunes (PSDB) propôs e já está em tramitação na Casa a criação da Frente Parlamentar do Idoso. Segundo dados do IBGE, o segmento social representa uma população de mais de 940 mil pessoas no Estado. Uma boa iniciativa para essa parcela da população que ainda sofre com preconceito e discriminação.

FIM DO PRAZO – Encerra nesta sexta-feira (07) o prazo para pagar o IPTU em cota única com 10% de desconto. O pagamento pode ser realizado na Secretaria da Fazenda Municipal, localizada na avenida Rio Branco, n°315, Centro. O horário de atendimento é das 7h às 13h. Quem não recebeu o carnê pode buscar no site da prefeitura (www.caruaru.pe.gov.br – em Serviços Online). Outra opção para quem não está com carnê em mãos é solicitar a segunda via no setor de atendimento da SEFAZ Municipal.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro