Novo programa do governo busca promover equidade de gênero e raça no SUS

Jorge Brandão - 08.03.2023 às 13:25h
Foto: Reprodução

A equidade de gênero, o combate à violência e a reconstrução de políticas de saúde e prevenção estão entre as ações prioritárias do governo federal. As informações são da CNN.

Nesse contexto, uma portaria do Ministério da Saúde, publicada na terça-feira (7), criou o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no Sistema Único de Saúde (SUS).

A medida busca criar e ampliar condições necessárias ao exercício da equidade de gênero e raça no âmbito do SUS a partir de seis objetivos principais:

promover a equidade de gênero e raça no SUS buscando modificar as estruturas machista e racista que operam na divisão do trabalho na saúde;
enfrentar as diversas formas de violências relacionadas ao trabalho na saúde;
acolher as trabalhadoras da saúde no processo de maternagem;
promover o acolhimento das mulheres considerando seu ciclo de vida no âmbito do trabalho na saúde;
garantir ações de promoção e de reabilitação da saúde mental, considerando as especificidades de gênero e raça;
promover a formação e educação permanente na saúde, considerando as interseccionalidades no trabalho na saúde.

O programa será executado a partir da abertura de chamadas públicas para seleção e execução de projetos e do oferecimento, pelo Ministério da Saúde, de processos formativos na área de equidade de gênero e raça no SUS. A iniciativa também prevê a disponibilização de aplicativo com instruções sobre o programa e o tema, além da inclusão de discussões sobre equidade no âmbito do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde).