2 de março de 2013 às 12h59min - Por Mário Flávio

Neste domingo (3), os eleitores de nove municípios, em quatro Estados, voltam às urnas para eleger os prefeitos e vice-prefeitos das seguintes cidades: Eugênio de Castro e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul; Sidrolândia e Bonito, no Mato Grosso do Sul; Camamu, na Bahia; e Balneário Rincão, Campo Erê, Criciúma e Tangará, em Santa Catarina. Esses municípios ainda estão sendo governados interinamente pelos presidentes das câmaras de vereadores.

Nessas cidades, as eleições foram anuladas porque os candidatos que concorreram, em 2012, com registro de candidatura rejeitado obtiveram mais de 50% dos votos válidos. Assim, os votos recebidos por eles foram anulados pela Justiça Eleitoral, ficando os candidatos impedidos de serem diplomados e empossados. As eleições deste domingo (3) ocorrem das 8h às 17h, no horário local de cada cidade.

Também é possível a anulação do pleito quando é constatada a prática, no processo eleitoral, de fraude, falsidade, coação, abuso de poder, compra de votos ou emprego de processo de propaganda vedado por lei. A eleição de 2012 foi a primeira com plena aplicação da Lei da Ficha Limpa. Aprovada em 2010, a norma endureceu as regras para que um político possa se candidatar.

Confira o calendário completo das eleições suplementares 2013 clicando aqui

 


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro