3 de agosto de 2013 às 11h56min - Por Mário Flávio

_MG_9481

Durante a Conferência Municipal da Promoção de Igualdade Étnico-Racial, neste sábado (03), a responsável pela pasta de Participação Social, Louise Caroline, secretaria que deve ser efetivada após reforma administrativa a ser apreciada na Câmara Municipal, fez um discurso em tom de desabafo para ressaltar a importância da realização de conferências locais. Na verdade, ela reconheceu essa conferência como diferenciada, pois identifica que sirva como instrumento de transformação sociocultural na cidade.

“Há pessoas que me perguntam pra que servem tantas conferências. Além de todas as políticas públicas, que mudam, a consciência de cada um muda. Porque colocar em pé de igualdade prefeito, secretários e a roda de capoeira permite um processo de transformação das pessoas. Essa conferência é muito mais especial porque representa uma transformação, é resultado de outra conferência: a Conferência da Mulher no ano passado. Fomos provocados se poderia haver uma conferência que discutisse a participação inclusiva de segmentos étnicos. Isso porque percebemos que Caruaru passa, ou tenta passar, a impressão de que é uma cidade de brancos. Esse é um problema nacional, mas em Caruaru, a marginalização da comunidade negra e de outros segmentos étnicos parece ocorrer de forma mais forte”, destacou Louise.

Ela lembrou, por exemplo, que em 2012, a prefeitura fez um mapeamento de terreiros de candomblé. “Durante o processo de discussão sobre a promoção da igualdade racial, identificamos em menos de 2 meses mais de 50 terreiros de candomblé e passamos a desenvolver uma política de inclusão dessas manifestações religiosas.  Então essa conferência é mais especial, porque representa não só a aproximação com o prefeito, mas uma mudança na história de Caruaru. Não é fácil fazer política, não é fácil ser de governo, mas quando a gente vê o resultado do nosso governo, isso nos dá energia e motivação para continuar com nossas ações”, disse Louise emocionada.

A conferência começou na manhã deste sábado, para desenvolver propostas sobre promoção de Igualdade Étnico-Racial durante o dia inteiro. Além dessa, a prefeitura também iniciou o segundo dia da Conferência Municipal de Saúde. Na sexta (02), foi encerrada a Conferência Municipal de Assistência Social, que elegeu 22 delegados.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro