Os radares que foram instalados em Caruaru seguem gerando reclamação de motoristas da cidade. Na noite dessa quinta-feira (07) o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) fez uma live e vários comentários falavam sobre esse assunto.
No entanto, o gestor ressaltou que as multas são aplicadas a quem ultrapassa o semáforo no vermelho. Um vereador da base, Val Lima (União Brasil), comentou na Tribuna da sobre o assunto. Ele citou as reclamações que tem recebido a respeito de multas aplicadas em veículos que ultrapassam o sinal vermelho durante a madrugada. “As críticas acontecem devido a situação de risco a qual motoristas ficam expostos no horário em que a cidade fica vazia e mais escura”, disse.
Explicação – Em entrevista a Rádio Cidade Caruaru, o assessor especial do prefeito Rodrigo Pinheiro, Anderson Luiz, explicou o funcionamento dos radares de controles de velocidade instalados na cidade que a princípio seriam apenas educativos.
Segundo ele, os radares multam os motoristas com relação ao avanço do sinal vermelho e ao parar na faixa de pedestre. “Os radares funcionam 24 horas por dia na Avenida Agamenon Magalhães e multam os motoristas com relação ao avanço de sinal e ao avanço da faixa de pedestres. Nas demais vias em que estão instalados só funcionam até às 23h, a decisão de desligar após esse horário veio de uma demanda da população em que foi alegado ser arriscado estacionar nessas vias após esse período, voltando a serem ligados às 5h da manhã, mas com responsabilidade e segurança. Quem for multado entre esses horários, exceto na Avenida Agamenon, será liberado de pagar esses valores”, disse ele.
Ainda segundo o assessor, a decisão da prefeitura em multar os condutores durante 24 horas na Avenida Agamenon Magalhães, seria por haver mais ocorrências de acidentes com vítimas fatais no local. Anderson também falou que a prefeitura já estuda um novo concurso para agentes de trânsito na cidade para reforçar a fiscalização nas principais vias de movimento em Caruaru.
