Pela primeira vez na história política de Caruaru, o Movimento dos Sem Terra (MST) conseguiu eleger um vereador. O agricultor Edilson Barbosa de Lima, de 49 anos, conhecido como Edilson do MST (PT), foi eleito com 3.115 votos, sendo o 11º mais votado entre os 23 novos parlamentares da cidade. Em sua terceira tentativa de conquistar uma vaga na Câmara de Vereadores, Edilson finalmente alcançou a vitória, demonstrando a crescente influência do MST na política local.
A eleição de Edilson também reflete a força e o apoio da deputada estadual Rosa Amorim, uma das principais lideranças do movimento no estado, que abraçou e impulsionou a candidatura dele. Rosa, também ligada ao MST, desempenhou um papel decisivo na campanha, articulando e mobilizando bases de apoio.
Edilson é assentado da Reforma Agrária em Normandia, na Zona Rural de Caruaru. Com mais de 30 anos de atuação em movimentos populares, ele faz parte da coordenação estadual do MST e ocupa a vice-presidência do PT Caruaru. Além disso, Edilson contribui para o programa Mãos Solidárias, que organiza doações de alimentos para famílias em situação de insegurança alimentar.
Com sua eleição, Edilson do MST promete lutar por pautas como os direitos das mulheres, a juventude, a cultura e a agricultura familiar, defendendo uma Reforma Agrária inclusiva e a educação voltada para o campo. “Caruaru agora tem um vereador popular para lutar pela educação do campo e sustentabilidade”, afirmou o novo parlamentar, que nasceu em Pombos, na Mata Sul do estado, e é casado.