Movimento pelo Teatro de Caruaru propõe debate com a prefeitura sobre a LOA

Lucas Medeiros - 14.09.2022 às 14:55h
(Imagem: Divulgação)

O ‘Movimento pelo Teatro de Caruaru’ foi recebido, durante esta quarta-feira (13), pela secretária de planejamento e Orçamento, Aline Portela onde apresentou sugestões de inclusão no orçamento municipal para 2023 e articulou um debate sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) com a prefeitura do munícipio. A reunião contou com a participação da atriz Aretha Luna e do ator e bonequeiro Nerisvaldo Alves que apresentaram um diagnostico da conjuntura artística atual da cidade.

A LOA, prestes a ser enviada pelo executivo à Câmara Municipal, pretende ordenar as despesas do município que chega a cerca de R$ 1 bilhão em todas as áreas para o ano que vem. O objetivo do Movimento é incluir algumas sugestões para que a produção cultural da cidade seja devidamente atendida. “Identificamos equipamentos culturais que estão desativados, como a Casa de Cultura José Condé, e que sempre ajudaram a fortalecer a produção teatral“, afirmou a atriz Rita de Cássia, que faz parte do núcleo de teatro do Sesc Caruaru.

Uma das principais reivindicações do Movimento é o lançamento de um edital anual de que atenda toda a produção cultural da cidade. “Com esta ação estruturadora, os artistas de todas áreas poderão ter seus projetos apresentados e analisados e possibilitando o escoamento dos produtos culturais”, reforçou o produtor cultural Claudio Soares.

Os maiores questionamentos do Movimento são os espaços culturais que estão desativados na cidade. A Casa de Cultura José Condé, por exemplo, está desativada desde que passou a abrigar o mercado de farinha, interditado para obras desde 2018. Segundo os representantes, outros espaços descentralizados também estão desativados, como o espaço cênico do parque das rendeiras e o teatro da Pracinha da Cultura Carlos Fernando, no Maria Auxiliadora, inaugurada em 2021 e que conta com equipamentos completos com sonorização, iluminação, mas que precisa de ajustes técnicos para voltar ao funcionamento.