26 de outubro de 2012 às 21h41min - Por Mário Flávio

O deputado federal Mendonça Filho entrará na próxima segunda-feira (29/10) com um requerimento de informação pedindo explicações ao Governo Dilma para o apagão de ontem nos Estados do Norte, Nordeste, além de parte do Centro Oeste. Mendonça vai pedir, também, audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara para que Operadora Nacional do Sistema Elétrico, representantes do Ministério das Minas e Energia, da ANEEL e da Eletrobrás para debater se a perda de autonomia de empresas do setor elétrico como a Chesf teria afetado decisões estratégicas como a construção de novas linhas de transmissão e sistemas de segurança operacional dessas linhas. “É claro que temos problema de manutenção do sistema. E isso ocorre paralelo ao processo contínuo de esvaziamento e sucateamento dessas empresas”, criticou.

Mendonça argumenta que para o setor elétrico funcionar em condições ideais é fundamental ter transparência na condução das políticas públicas, principalmente na gestão/controle de empresas da importância e da dimensão da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF). Integrante da Comissão de Fiscalização, Mendonça Filho lembrou que o apagões vem se repetindo com frequência neste Governo.

Em fevereiro do ano passado, Mendonça Filho cobrou do Governo, através de um requerimento de informações, sobre o apagão no Nordeste. Na época, o País tinha sofrido dois apagões de grandes proporções. “Há mais de um ano questionei se a perda de autonomia da Chesf teria afetado decisões estratégicas para manutenção do sistema. A situação continuou a mesma, tanto nas empresas, quanto com os apagões”, cobrou.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro