De Brasília, onde cumpre agenda de compromissos na Câmara dos Deputados, o deputado federal, Mendonça Filho, comemorou a inauguração do Campus definitivo do IFPE de Paulista, viabilizado por sua gestão no Ministério da Educação.
“É uma conquista da população, em especial dos jovens de Paulista, que já estão estudando num campus estruturado e com ensino de qualidade sem precisar se deslocar para outros municípios”, afirmou Mendonça, destacando que o ensino técnico eleva a escolaridade, impacta na geração de emprego, na produtividade, no aumento da renda e garante direito à educação, ao trabalho e não elimina o acesso ao ensino superior numa etapa posterior.
Mendonça Filho foi convidado pelo ministro Camilo Santana para participar do evento de inauguração, mas não pode se ausentar de Brasília. “Fico muito feliz de poder fazer parte dessa história. É um campus magnífico, que valoriza toda essa região do município e vai acolher muito bem os estudantes. Valeu a pena todo o esforço, o trabalho, a dedicação ao longo do período que estive à frente do Ministério da Educação”, disse, lembrando que em janeiro de 2018, assinou a ordem de serviço para a construção do prédio e deixou disponibilizado os R$14,2 milhões necessários para a conclusão da obra.
No ano passado, Mendonça visitou o campus do IFPE-Paulista e a obra estava finalizando já com 98% concluída. Mendonça garantiu o valor total dos recursos quando ministro, e continuou trabalhando junto ao MEC, na gestão passada, para garantir a liberação do dinheiro para concluir as obras de diversos campi do IFPE em Pernambuco. No MEC, Mendonça Filho deu total apoio para a expansão da rede institutos federais em todo o país. Em menos de dois anos, foram mais de R$ 1,3 bilhões de investimentos liberados, 15 campi entregues, 392 obras concluídas.
Em Pernambuco, a sua gestão inaugurou o IF-Sertão, em Santa Maria da Boa Vista, o Centro de Pesquisa Científica e Tecnológica do IFPE Recife, e garantiu recursos para obras de construção de campi definitivos do IFPE em Abreu e Lima, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu e em Palmares. A valorização do ensino técnico é um dos focos de Mendonça. “Só 11% dos jovens que finalizam a educação básica no Brasil têm formação técnica, enquanto em países da Europa esse percentual chega a 50% ou mais”, argumenta.
A reforma do ensino médio, feita pela sua gestão no MEC, em 2017, deu um passo fundamental para inserir o Brasil entre os países que investem no ensino técnico como itinerário formativo.