Na entrevista desta segunda-feira (09) o professor Marco Aurélio Freire recebeu a presença da prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros. Ela iniciou a entrevista informando que o quadro atual nos municípios é de muita dificuldade, principalmente naqueles que dependem de repasses de recursos por meio de transferências do governo estadual e federal.
No quesito saúde, destacou dois pontos: o avanço da vacinação na cidade e um investimento em saúde básica, incluindo a zona rural bem como a aquisição de ambulâncias. Na educação, falou que haverá a volta às aulas presenciais no mês de agosto, justamente por causa da vacinação de professores e corpo técnico das escolas.
Mariana Medeiros também explicou que no passado, Cumaru recebia uma quantia de FPM (transferência de recursos) para uma população bem maior, embora o município não tinha esses habitantes e por isso, o resultado é que, quando fora corrigida, a receita caiu pela metade, ao mesmo tempo a estrutura da prefeitura estava baseada na situação anterior.
Com isso, a falta de recursos é algo muito recorrente e a prefeita destacou que o município conta com o deputado estadual Eriberto Medeiros e o federal Eduardo da Fonte, ambos do PP, para alavancar emendas para realização de obras e ações. Durante a entrevista, sempre que pôde pontuou a participação de Eriberto como apoiador do mandato na Assembleia e junto ao governo do Estado.
Outro problema, segundo a gestora, é que a cidade não desenvolveu indústrias, comércio forte nem outras fontes de renda para a população e que isso afeta muito a renda básica das pessoas e consequentemente, a arrecadação própria. Ela informou que vem realizando programas de cursos técnicos para ajudar a juventude a se posicionar no mercado.
Perguntada se tem se articulado com outros prefeitos, Mariana indicou que faz parte da AMUPE ( Associação Municipalista de Pernambuco) e está em contato com o prefeitos de Passira e Salgadinho, justamente para atrair investimentos inclusive acionando a AD-DIPER.
Ao final, respondeu perguntas dos ouvintes sobre obras em Ameixas e de transporte estudantil universitário.